[weglot_switcher]

Marcelo Rebelo de Sousa: “Portugal só é o que é porque a Madeira e os Açores existem”

Marcelo Rebelo de Sousa destacou que o Presidente da República não tem intervenção no domínio da revisão constitucional, vincando que é sinal de democracia haver “tensão criativa” no domínio político, legislativo, administrativo, económico e financeiro.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
9 Junho 2021, 18h20

O Presidente da República referiu, esta quarta-feira, durante a apresentação do livro “A Autonomia da Madeira”, de Manuel Pestana dos Reis, que “Portugal só é o que é porque a Madeira e os Açores existem”, mas também “a Madeira e os Açores só são o que são porque são Portugal”.

Marcelo Rebelo de Sousa está na Região Autónoma da Madeira (RAM) para as comemorações do 10 de Junho.

O Chefe de Estado português falava depois de o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, ter salientando as pretensões de a Região ter mais autonomia, nomeadamente sobre um novo modelo de financiamento da Autonomia.

Neste sentido, Marcelo Rebelo de Sousa destacou que o Presidente da República não tem intervenção no domínio da revisão constitucional, vincando que é sinal de democracia haver “tensão criativa” no domínio político, legislativo, administrativo, económico e financeiro.

“É natural que não haja convergências fáceis à partida”. “É não conhecer a Madeira e os Açores para não perceber a premência de problemas que são apresentados com premência, mas essa é a riqueza da democracia, sem dramas, sem angústia, sem crispações, a não ser as crispações que decorrem de cada um cumprir o seu dever”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.