[weglot_switcher]

Marco Galinha é o novo presidente do conselho de administração da Global Media

Além de Marco Galinha, como ‘chairman’, e de Domingos Andrade e Guilherme Pinheiro, como administradores executivos, o conselho de administração da dona do DN e JN conta com o presidente da CIP, António Saraiva, como administrador não-executivo.
17 Fevereiro 2021, 17h36

Marco Galinha é o novo presidente do conselho de administração da Global Media, grupo que controla os títulos “Diário de Notícias” (DN), “Jornal de Notícias” (JN) e a rádio TSF. O empresário foi eleito chairman da empresa, que terá Domingos de Andrade e Guilherme Pinheiro como administradores executivos, de acordo com uma nota interna aos trabalhadores do grupo a que o Jornal Económico teve acesso.

“Os acionistas da Global Media Group SA reuniram-se hoje em assembleia-geral ordinária para a eleição dos seus corpos sociais para o quadriénio 2021/2024” e elegeram, “por unanimidade, o novo conselho de administração da sociedade que será liderado por Marco Belo Galinha, que foi eleito presidente do conselho de administração”, adianta a nota.

O novo chairman da Global Media é também o presidente executivo e chairman do grupo Bel, holding que fundou em 2001.

Especializado em Marketing e Gestão, Marco Galinha fundou há 20 anos a Bel Network Solutions e exerceu cargo de conselheiro no CES – Conselho Económico e Social (2016-2019), de vogal na CIP- Confederação Empresarial de Portugal (2016-2019) e de vice-presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Marco Galinha é ainda membro da Câmara de Comércio Americana em Portugal.

Além de Marco Galinha, como chairman, e de Domingos Andrade e Guilherme Pinheiro, como administradores executivos, o conselho de administração da dona do DN e JN conta com o presidente da CIP, António Saraiva, como administrador não-executivo.

O conselho de administração é composto ainda pelo “vogais sem funções executivas” João Pedro Alves Ventura Silva Rodrigues, José Pedro Carvalho Reis Soeiro, Kevin King Lun Ho, Philip Manuel Eusébio Yip, Rui Fernando Baptista Moura, Maria Inês Cardoso e Rosália Maria Amorim Rosa Ferreira Lopes.

A comissão executiva também foi eleita, sendo composta por Domingos de Andrade e Guilherme Pinheiro. Domingos Andrade, que iniciou a carreira profissional no JN, tendo desempenhado funções “em todos os patamares de chefia e direção”, manter-se-á como diretor-geral editorial do grupo e diretor da TSF.

“Afonso Camões passará a exercer funções de secretário-geral do Global Media Group”, lê-se o documento.

Na assembleia-geral foram, ainda, eleitos os membros do conselho fiscal, que terá “como presidente Maria Matilde da Costa Lavouras Francisco, e como vogais António Guilherme Rodrigues Frutuoso de Melo, Tiago Licínio da Costa Romeiro da Rocha e Luís Miguel Dantas (suplente)”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.