[weglot_switcher]

Mário Centeno eleito melhor ministro das Finanças europeu pelo Financial Times

A revista financeira “The Banker” elegeu o governante português a nível europeu, mas foi o ministro da Indonésia Sri Mulyani Indrawati quem conquistou o pódio dos ministros que “melhor conseguiram estimular o crescimento e estabilizar a sua economia”.
  • Cristina Bernardo
2 Janeiro 2019, 12h03

A revista financeira “The Banker” elegeu esta quarta-feira Mário Centeno como o melhor ministro das Finanças da Europa. Para a publicação do “Financial Times” (FT), o presidente do Eurogrupo pode olhar para o seu último ano como líder dos ministros das Finanças da zona euro com uma “satisfação merecida”.

O ‘Ronaldo das Finanças’ conseguiu que a maratona de negociações, iniciada em dezembro, terminasse com as “reformas mais significativas” para a moeda única desde a crise da dívida soberana, o que merece o aplauso dos jurados da revista.

“Foi uma escolha pouco usual (…). É o primeiro chefe do Eurogrupo do sul da Europa e o primeiro de um país resgatado durante a crise financeira. A eleição do economista português, que tem doutoramento em Harvard, foi um reconhecimento da espantosa recuperação económica de Portugal”, destaca a revista britânica.

A “The Banker” lembra ainda um dos principais desafios que Mário Centeno tem em mãos, o da união bancária, e enumera alguns dos números que saltaram à vista na economia nacional, como o facto de a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prever que o crescimento do PIB português permaneça “amplamente estável”.

“O salário mínimo e as pensões foram aumentados enquanto os impostos sobre as empresas e aqueles que têm baixos rendimentos foram reduzidos. Para aliviar a pressão sobre as finanças públicas, os gastos em infraestrutura diminuíram, mas começaram a recuperar desde 2017”, refere ainda o editorial da publicação do FT.

A revista britânica elegeu o governante português a nível europeu, mas foi o ministro da Indonésia Sri Mulyani Indrawati quem conquistou o pódio das Finanças. Premiados foram também o chileno Felipe Larrain, o israelita Moshe Kahlon e o egípcio Mohamed Maait, que, segundo a mesma, foram quem “melhor conseguiu estimular o crescimento e estabilizar a sua economia”.

Premiados de 2018:

Global and Ásia Pacifico – Sri Mulyani Indrawati (Indonésia)

Américas – Felipe Larrain(Chile)

Médio Oriente – Moshe Kahlon (Israel)

África – Mohamed Maait (Egito)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.