[weglot_switcher]

Mário Centeno enquanto líder do Eurogrupo: “Serão dois anos bastante intensos”

Em entrevista exclusiva à CNBC, o ministro das Finanças disse que é hora de “colher os benefícios” dos esforços feitos pelos portugueses durante a crise económica.
  • Cristina Bernardo
14 Dezembro 2017, 10h58

Em entrevista exclusiva à CNBC, Mário Centeno, que foi eleito presidente do Eurogrupo no dia 4 de dezembro, disse que duas das decisões que irão marcar o seu mandato enquanto líder dessa reunião mensal e informal de ministros serão a conclusão da união bancária da zona euro e a reestruturação da dívida da Grécia.

“Precisamos de completar a união bancária (…). Completar a união bancária significa coisas ligeiramente diferentes para cada membro do Eurogrupo. Temos que tentar concentrar-nos no entendimento comum que certamente temos – e nós temo-lo – isso existe”, garantiu.

Segundo explicou ao canal norte-americano, em Lisboa, “serão dois anos bastante intensos”. O governante frisou ainda que é hora de “colher os benefícios” dos esforços feitos pelos portugueses durante a crise económica.

“Não é realmente uma mudança em ser pró ou contra a austeridade, é entender que a resposta à oferta que recebemos das reformas agora precisa de ser combinada, com alguma resposta à procura e a Europa está numa posição muito boa para fazê-lo”, argumentou, em declarações à CNBC, divulgadas esta quinta-feira de manhã.

O ministro das Finanças português foi eleito como novo presidente do Eurogrupo para um mandato de dois anos e meio, entre janeiro de 2018 e julho de 2020, enquanto o mandato da atual Comissão Europeia expira em finais de 2019 e vai iniciar funções no próximo dia 13 de janeiro de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.