[weglot_switcher]

Marisa Garrido vai para administração do IAPMEI, diz Ministério da Economia

No entanto, o Ministério liderado por António Costa Silva diz que ainda não está oficialmente escolhido o vice-presidente.
24 Fevereiro 2023, 11h41

O Ministério da Economia confirmou que Marisa Garrido, ex-diretora de recursos humanos dos CTT, foi convidada pelo Ministério da Economia para a cúpula do IAPMEI. Mas, não irá afinal para a vice-presidência mas sim para a administração da Agência para a Competitividade e Inovação liderada, atualmente, por Luís Pratas Guerreiro.

Marisa Garrido não ocupará o cargo de vice-presidente do IAPMEI, criado no ano passado, mas ainda por ocupar, e que esta semana o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, revelou que “vai ser preenchido nos próximos dias”, garantiu também fonte oficial do Ministério.

O Jornal Económico, na edição desta sexta-feira, noticiou que Marisa Garrido, que era diretora de pessoas e cultura dos CTT – Correios de Portugal, foi recrutada para o IAPMEI e convidada pelo Ministério da Economia para integrar a administração da agência estatal liderada por Luís Pratas Guerreiro, sabe o Jornal Económico, o que foi confirmado pelo Governo. No entanto, e, apesar de fontes que indicavam que apesar de ainda não ter sido nomeada, Marisa Garrido poderia ocupar o cargo de vice-presidente do IAPMEI, criado no ano passado, mas ainda vago, não se confirma, segundo fonte oficial do Ministério da Economia.

“O lugar de vice-presidente do IAPMEI vai ser preenchido nos próximos dias. Aliás, o nome será tornado público muito em breve”, disse esta quinta-feira Pedro Cilínio em declarações aos jornalistas à margem de uma visita às empresas portuguesas que participaram na feira de calçado MICAM, em Milão, Itália, citado pela Lusa.

Lembrando que o cargo “foi criado para reforçar a capacidade do IAPMEI na implementação do PRR [Programa de Recuperação e Resiliência]”, Pedro Cilínio disse que o objetivo é “dar um sinal de aumentar a capacidade de gestão do IAPMEI a esse nível”. O secretário de Estado disse ainda que a equipa da agência vai ser reforçada.

“Não é só na estrutura dirigente que haverá esse reforço. Nós temos em curso um programa de renovação do IAPMEI, aquilo que eu chamo IAPMEI 5.0”. O IAPMEI “será uma organização moderna, presente em todo o território, usando canais digitais para estar próximo das empresas e renovada”, explicou.

O membro do Governo revelou ainda que “entrou um contingente de 32 pessoas agora em janeiro (quadros novos), e vão entrar mais 18 até ao final do primeiro semestre”, estando ainda a ser preparado “um processo de recrutamento adicional para renovar a estrutura interna e tornar o IAPMEI mais digital e mais próximo das empresas, independentemente do sítio onde elas estejam”.

Foi noticiada pelo Jornal de Negócios em janeiro a demissão do anterior presidente do IAPMEI Francisco Sá, que terá sido forçada pelo próprio António Costa Silva, no âmbito de uma “limpeza” na estrutura diretiva da agência.

A saída de Marisa Garrido dos CTT junta-se a outras duas saídas na direção de topo da empresa liderada por João Bento. Nos últimos meses saíram ainda Miguel Gromicho, que era diretor de Recursos Físicos e saiu dos CTT para a Delta, e Miguel Salema Garção, que era diretor de Comunicação e Marketing e é agora C-Level do Grupo Your.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.