[weglot_switcher]

Marques Mendes: “Centeno e Costa estão em rota de colisão. Medina pode ir para as Finanças”

Ministro das Finanças estará descontente por ter sido despromovido e deverá sair no próximo ano para o lugar de Carlos Costa no Banco de Portugal. Há duas soluções em equação para a pasta e uma destas “fala-se num círculo muito restrito no PS”, defendeu Marques Mendes.
3 Novembro 2019, 21h20

Mário Centeno e António Costa “estão em rota de colisão”, defendeu Luís Marques Mendes no seu comentário semanal na SIC. O antigo líder do PSD e atual comentador considera que existem vários sinais de que o atual ministro das Finanças pode estar de saída no próximo ano, talvez para o Banco de Portugal, defende Marques Mendes. “Mário Centeno foi despromovido na hierarquia ministerial e não falou no debate parlamentar”, sustentou o comentador.

Luís Marques Mendes considera que já existem duas possibilidades para substituir Mário Centeno na pasta das Finanças. “A solução interna é Ricardo Mourinho Félix e será uma situação de continuidade; no entanto, Costa pode querer surpreender com uma solução fora da caixa já que Fernando Medina fala-se num círculo muito restrito do PS”, antecipou Marques Mendes.

A pergunta era ideal para lançar o debate: quem irá suceder ao ministro Mário Centeno quando este abandonar o Governo? Mas o tema ficou para o fim. Antes disso, Marques Medes falou da ADSE e da auditoria do Tribunal de Contas – que diz que o sistema só será viável se houver alterações “e tendo dado um grande puxão de orelhas a Mário Centeno”.

“O Estado deve à ADSE 184 milhões de euros”, recordou Marques Mendes, que disse que “alguns estão a pagar, enquanto o Estado não paga”, ao mesmo tempo que o Governo “meteu na gaveta um estudo que permitiria resolver os problemas” do sistema. “Já que os ministros não fazem nada, faça o primeiro-ministro, ponha ordem na casa”, disse.

Já quanto ao debate sobre o programa do governo, Marques Mendes disse que o achou não esteve presente. Personalizando, Marques Mendes disse que António Costa “esteve mal, tanto com Rui Rio como em relação ao Bloco e ao PCP”. “António Costa passou o debate numa atitude de auto convencimento, que se repetiu com Santos Silva”, o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Quanto à esquerda, “acho que o Bloco está perturbado: estava convencido que iria ser um parceiro de António Costa” e isso pode não suceder. Já quanto a Rio Rio, “esteve globalmente bem”, apesar de dever ter acrescentado uma “alternativa fiscal” ao debate. O analista político recordou que Rio será chamado, mais tarde ou mais cedo, a explicar se estará disponível para viabilizar orçamentos de Estado. Não o próximo, que será viabilizado pela esquerda, mas os seguintes.

Quanto aos novos partidos, “ainda não impressionaram, mas é o normal” e regressou ao tema do momento: “há um problema com o Livre, a dificuldade de passar a mensagem. Joacir tem um grande mérito, tem qualidade, mas a sua falta de comunicabilidade faz com que a mensagem não passe; é um problema sério do Livre”, afirmou.

Depois de António Costa e dos seus ministro das Finanças, o tema foi José Sócrates, alguém que “tem um problema difícil na relação com a verdade”, disse Marques Mendes – no que, neste caso, tinha a ver com a sua ligação com Armando Vara, um presidiário que chegou a estar, aparentemente pela mão de Sócrates, na administração da Caixa Geral de Depósitos.

Muito crítico do antigo primeiro-ministro, Marques Mendes achou-se muito admirado, por exemplo, com o facto de Sócrates afirmar que não podia sobreviver com 12,5 mil, euros por mês.

Marques Mendes dissertou ainda sobre as eleições em Espanha: “tudo aponta que o bloqueio se vai manter. A Catalunha já está a ter efeito: a esquerda a descer e a direita a subir”, disse. E chamou a atenção para que a extrema-direita vai chegar a terceira força política.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.