[weglot_switcher]

Marrocos pode abrir mercado francófono às empresas portuguesas, realça António Saraiva

António Saraiva realçou ao Jornal Económico a importância da aproximação das empresas portuguesas a Marrocos no sentido de diversificar os mercados de exportação e abrir portas ao mercado francófono. Tem hoje lugar em Lisboa o Fórum Económico Portugal-Marrocos.
  • Cristina Bernardo
29 Novembro 2018, 07h43

O Fórum Económico Portugal-Marrocos, organização conjunta entre a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, e a CGEM – Confédération Génerale des Entreprises du Maroc (Confederação Geral das Empresas de Marrocos) vai ter lugar esta quinta-feira na Sala Lusitânia II, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa.

Na antecipação a este encontro, António Saraiva, presidente da CIP, em declarações ao Jornal Económico, adianta que o Fórum Económico Portugal – Marrocos visa “o reforço das relações entre as empresas portuguesas e marroquinas”, pelo que “a proximidade e o crescimento de Marrocos” pode ajudar Portugal à “necessária diversificação de mercados de exportação”. Nestes aspetos, e de acordo com o presidente da CIP, “Marrocos pode assumir um papel muito importante”.

Para o líder máximo dos ‘patrões’ portugueses, o Fórum Económico Portugal – Marrocos pode assumir-se como um encontro que reforce a concretização das “boas intenções” que têm pautado as boas relações entre os dois países e que essa materialização dê às empresas condições de negócio concretas.

Relativamente às áreas e setores de negócio em que Portugal pode ajudar Marrocos, António Saraiva desta as áreas tecnológicas, energéticas, metalomecânica assim como os centros de inovação.

Além disso, este encontro também visa uma aproximação de Marrocos à CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, algo que António Saraiva acredita que seja inevitável: “Seja como observador ou como membro de pleno direito, acredito que esta aproximação à CPLP pode acontecer nos próximos anos”.

António Saraiva realçou a importância de Marrocos para que as empresas portuguesas se aproximem de mercados francófonos, assim como Portugal pode ser decisivo para que as empresas marroquinas consigam formas de ligação às empresas lusófonas.

Identificar oportunidades de negócio

O evento irá contar com mais de 120 empresários entre os quais 70 representantes de empresas e entidades marroquinas que estarão neste dia em contacto com empresas portuguesas para identificar potenciais oportunidades de negócio.

Entre as personalidades presentes, estarão a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, o embaixador de Marrocos em Portugal, Othmane Bahnini, o presidente da CIP, António Saraiva, e o presidente da CGEM, Salaheddine Mezouar.

O fórum irá abordar, ao longo de vários painéis, temas relacionados com as tecnologias de informação. energia, indústria automóvel e o setor têxtil e vestuário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.