[weglot_switcher]

Marta Temido assegura reposição de testes após alguns “estrangulamentos” da oferta (com áudio)

“É natural haver estrangulamento mas suavizam ao fim de alguns dias”, tranquilizou a ministra.
3 Dezembro 2021, 12h08

A ministra da Saúde assegurou que a oferta de testes vai ser reposta até ao fim de semana depois de se terem verificado “estrangulamentos” na ordem do mercado, com consumidores a assumirem a falta de autotestes no mercado nacional.

Marta Temido apontou que tem existido uma grande procura pelos testes antigénio (realizados por profissionais e autotestes), tanto que o passado dia 30 de novembro foi o que registou a maior realização de testagem desde o início da pandemia. “É natural haver estrangulamento mas suavizam ao fim de alguns dias”, tranquilizou a ministra, durante uma visita a Lâmego.

A governante relembrou ainda que agora é obrigatório apresentar um teste à Covid-19 à entrada de hospitais ou de instalações residenciais para idosos e também para a entrada em estádios. Para Marta Temido, os testes servem como apoio à vacinação.

Relativamente ao facto de alguns concelhos não terem farmácias que realizem testes, Marta Temido relembrou que existem 760 farmácias que aderiram ao protocolo comparticipado pelo Estado e que mais de 180 laboratórios também aderiram. “Esperamos que o mercado adira e disponibilize serviço a utentes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.