[weglot_switcher]

Marta Temido diz que risco transmissão da Covid-19 “parece estar a abrandar”, mas apela ao cumprimento das novas medidas

“Seria irresponsável abrandar o esforço que a todos nos convoca nestes dias de especial exigência”, disse a ministra da Saúde esta sexta-feira. Portugal atingiu hoje um novo máximo de casos diários de Covid-19 ao contabilizar mais 6.653 e 69 óbitos, nas últimas 24 horas.
  • Marta Temido, ministra da Saúde
13 Novembro 2020, 15h45

A ministra da Saúde, Marta Temido, considera que o atual momento que o país atravessa não é o de “abrandar o esforço” e, por isso, apelou esta sexta-feira ao cumprimento “escrupuloso” das medidas que o Governo anunciou para os dois próximos fins de semana. Não obstante, a governante garante que o risco de transmissão da Covid-19 está a abrandar, mas que é preciso “prudência” na leitura dos dados.

“Neste momento, o risco de transmissão efetivo da doença Covid-19 (Rt) parece estar a abrandar ligeiramente. Situa-se agora, de acordo com a atualização diária do Instituto Ricardo Jorge, em 1,11”, afirmou Marta Temido na conferência diária de análise ao boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Contudo, o valor “deve ser lido com muita prudência, porque [o Rt] tem vindo a baixar muito lentamente”. Ou seja, como “a variação é muito pequena” e “é muito recente” até que o risco de transmissão da doença se suavize ainda mais, “vai demorar semanas” até que se verifique uma “diminuição na procura dos hospitais”. E ainda mais na redução da letalidade da Covid-19.

“Por isso, seria irresponsável abrandar o esforço que a todos nos convoca nestes dias de especial exigência”, disse a ministra da Saúde.

A governante revelou, ainda, que Portugal regista “655,2 novos casos por 100 mil habitantes, em termos de incidência a 14 dias”, segundo os dados da DGS. Concretamente, nos último 14 dias, por cem mil habitantes, a região Norte contabiliza  1.126 novos casos, o Centro 449,9 novos casos, Lisboa e Vale do Tejo verifica 466 novos casos, o Algarve 251,2 e o Alentejo 252,9 novos casos.

Desta forma, Marta Temido apelou ao respeito pelas novas regras de mitigação do novo coronavírus que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou para o atual estado de emergência que o país atravessa, com particular enfoque nos fins de semana entre 14 e 15 de novembro e entre 21 e 22 de novembro.

Portugal atingiu hoje um novo máximo de casos diários de Covid-19 ao contabilizar mais 6.653 nas últimas 24 horas. Foram registados 69 óbitos, segundo o boletim da DGS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.