[weglot_switcher]

Matosinhos procura melhor aplicação desenvolvida por jovens para resolver problemas sociais

O Apps for Good é um programa lançado há cinco anos pelo CDI, uma Organização Não-Governamental, que tem como objetivo o desenvolvimento de apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.
27 Junho 2017, 13h22

A cidade de Matosinhos é hoje palco da maior competição pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais. No segundo encontro regional do Apps for Good, que decorrerá durante a tarde na Escola EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira, as equipas de jovens entre os 10 e os 18 anos vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.

Nesta terceira edição estão previstos três encontros (23 de junho nos Açores, 27 de junho em Matosinhos e 4 de julho em Lisboa) que contarão com a presença de cerca de 140 equipas. Nestes encontros as equipas fazem um pitch de cerca de 3 minutos a um júri constituído por representantes de diversas empresas apoiantes do programa e têm a possibilidade de se apresentar a publico num Marketplace. No final de cada encontro haverá um prémio do público. São ainda selecionadas 21 equipas que estarão presentes no evento final agendado para setembro na Fundação Calouste Gulbenkian.

O encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e contará com a presença de vários membros do governo autárquico, como o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Nunes Rodrigues e Pinheiro, da vereadora da Juventude e Ação Social, Maria De Lurdes Queirós, estando igualmente presente o diretor da Escola EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira, Jorge Sequeira, o diretor da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), João Carlos Sousa, em representação da Direção Geral da Educação.

A Apps for Good conta com vários parceiros, como a Siemens, Microsoft, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, Fundação PT, entre outros, mas também parceiros institucionais, como a Direção-Geral de Educação, a Associação Nacional de Professores de Informática, a APDC, a Educom, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Este programa é ainda financiado pelo Iniciativa Portugal Inovação Social.

O Apps For Good é um projeto de dimensão internacional com a maior concentração no país de origem (Reino Unido), mas com pilotos a desenvolverem-se em diversos países. Portugal é o segundo maior país em número de escolas, alunos e professores, logo seguido do Estado do Arkansas nos Estados Unidos. O projeto Apps for Good está em cerca de 1000 escolas públicas. Em Portugal, a Direcção-Geral da Educação convidou o CDI a fazer um piloto em 2014/15 com 20 escolas e até ao presente ano letivo (2016/17) já atingiram cerca de 180 escolas, envolvendo cerca de 3266 alunos e 400 professores.

Programa:

Dia: 27 de junho de 2017

Local: Escola EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira. Rua Sol Poente, 4450 Leça da Palmeira (Matosinhos)

Agenda:

12h30 – Boas Vindas às equipas de alunos e professores

14h00 – Pitch

15h30 – Marketplace

17h10 – Anúncio dos Finalistas

17h40 – Encerramento

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.