[weglot_switcher]

Medway vai investir 10 milhões na revisão de locomotivas elétricas

O processo de revisão incide sobre 25 locomotivas eléctricas que iniciaram a sua actividade em 2009, “sendo agora o momento para esta grande intervenção por forma a assegurar os elevados níveis de fiabilidade e eficiência”.
11 Janeiro 2021, 16h08

A operadora privada de transporte ferroviário de mercadorias Medway vai investir 10 milhões de euros num processo de revisão de locomotivas eléctricas.

“A Medway está a investir 10 milhões de euros na revisão periódica da sua frota de locomotivas eléctricas LE4700, para que estas possam continuar a operar na Rede Ferroviária Nacional (RFN) nas melhores condições. Esta intervenção é efectuada regularmente, aproximadamente aos 2.400.000quilómetros de circulação”, revela um comunicado da empresa.

Segundo a nota informativa, “estas 25 locomotivas eléctricas iniciaram a sua actividade em 2009, sendo agora o momento para esta grande intervenção por forma a assegurar os elevados níveis de fiabilidade e eficiência”.

“Demos o primeiro passo na sustentabilidade ambiental há mais de dez anos, mas a aposta tem de ser contínua e o compromisso vai muito além da compra de material. Este é um investimento da maior importância para a Medway, pois é imprescindível que as locomotivas eléctricas estejam sempre disponíveis para o transporte de mercadorias dos nossos clientes e assim continuem a contribuir para a redução das emissões de CO2 do sector logístico. Não nos podemos esquecer de que o transporte ferroviário permite uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2 eq, face ao mesmo transporte por modo rodoviário – redução essa que pode chegar aos 74%, se o transporte for efectuado com recurso exclusivo a locomotivas eléctricas”, explica Carlos Vasconcelos, administrador da Medway.

Os responsáveis da Medway adiantam que a revisão da primeira das 25 foi finalizada no passado dia 21 de Dezembro.

As restantes revisões decorrerão ao longo dos próximos quatro anos.

A Medway é um operador logístico e reclama ser o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica.

Detém uma vasta frota de 69 locomotivas (35 elétricas e 34 a ‘diesel’) e 2.917 vagões – assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário.

A Medway faz parte da Medlog, um operador logístico com atividade em mais de 70 países, e faz parte do grupo suíço MSC – Mediterranean Shipping Company.

Segundo os repsonsáveis da Medway, o transporte ferroviário permite uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2 eq, face ao mesmo transporte por modo rodoviário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.