[weglot_switcher]

Mega operação da PJ para desmantelar Hells Angels. Há cerca de 50 detidos

Mega operação policial de norte a sul do país contra o grupo internacional Hells Angels, já levou a cerca de 50 detenções. Estão em causa crimes de tentativa de homicídio, roubo e associação criminosa.
11 Julho 2018, 13h54

A Polícia Judiciária (PJ)  desencadeou nesta quarta-feira, 11 de julho, uma megaoperação contra o grupo de motards, com 55 mandados de detenção e 80 de buscas, que já resultou em cerca de 50 detenções, sabe o Jornal Económico. A operação ainda está no terreno e insere-se no âmbito de vários inquéritos em que se investigam as atividades ilícitas desenvolvidas em território nacional pelos Hells Angels .

Dos 55 mandados de detenção, já foram executados cerca de 50, segundo fonte próxima ao processo. Entre os detidos estão os fundadores Francisco Gouveia e Eduardo Pereira, líderes do grupo de motards na margem sul.

Segundo a revista Sábado, também Nuno Monteiro, um dos skinheads condenados pelo assassinato de Alcindo Monteiro em 1997 também está na mira das autoridades.

A PJ lançou, nesta quarta-feira, 11 de julho, uma operação de norte a sul do país contra o grupo internacional Hells Angels, tendo já confirmado, em comunicado, que em causa estão “atividades ilícitas desenvolvidas em território nacional pela organização Hells Angels Motorcycle Club” e que a operação desenvolvida visa “o completo desmantelamento” desta “violenta associação criminosa”.

As detenções realizadas referem-se, segundo a PJ, a “suspeitos de integrarem esta estrutura criminosa, constituída por indivíduos extremamente perigosos, com vastos antecedentes criminais e larga experiencia na área da criminalidade violenta e organizada”.

Numa nota divulgada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério Público adianta, por seu turno, que estão envolvidos nas operações “400 elementos da Polícia Judiciária”, que atuaram através da Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

De acordo com a PGR, os detidos vão ser presentes a interrogatório judicial, para a aplicação de medidas de coação, já a partir desta quinta-feira.

A operação da PJ, que estava programada há cerca de um mês, foi desencadeada após indícios de uma escalada de violência entre dois grupos rivais, os Hell Angels e os Red  Gold (com ligações aos europeus Los Bandidos, rivais históricos dos HA) liderado pelo antigo dirigente de extrema-direita, Mário Machado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.