[weglot_switcher]

MEL junta Santana, Portas e Cristas sem Rio nem Marcelo

Excluída está a mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou a estar prevista no programa de um evento destinado a debater “desafios da Europa no atual contexto mundial
10 Janeiro 2019, 07h49

Iniciativa conotada com oposição interna a Rui Rio concentra figuras da direita portuguesa em Lisboa nos próximos dois dias. Mensagem em vídeo de Marcelo esteve prevista, mas não irá acontecer

A 1.ª Convenção da Europa e da Liberdade, organizada pelo Movimento Europa e Liberdade (MEL), vai levar Pedro Santana Lopes, Paulo Portas e Assunção Cristas ao auditório da Culturgest, em Lisboa, nesta sexta-feira, segundo e último dia de um evento que arranca já nesta quinta-feira. com uma sessão de abertura para a qual foi convidado o presidente do PSD, Rui Rio, que recusou participar no evento.

Também excluída está a mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou a estar prevista no programa de um evento destinado a debater “desafios da Europa no atual contexto mundial e as razões do fraco crescimento português nas últimas duas décadas”, mas que está a ser vista como um conclave dominado pela oposição interna a Rui Rio. Entre os oradores confirmados encontram-se, além de Santana Lopes – que saiu do PSD e fundou a Aliança depois de perder as eleições internas para Rio -, Luís Montenegro, Pedro Duarte, Miguel Pinto Liz e Miguel Morgado.

A abertura dos trabalhos, às 9h30, está a cargo de Jorge Marrão, presidente do MEL, que também vai coordenar o primeiro painel, dedicado ao tema “O Sistema Político e os Portugueses”, no qual está prevista a participação do ex-líder social-democrata Marques Mendes, bem como do ex-líder centrista Ribeiro e Castro, do ex-ministro das Finanças (num governo de José Sócrates) Campos e Cunha e do ex-secretário de Estado Pedro Lomba. Chegou a estar prevista a presença do eurodeputado socialista Francisco Assis e do ex-líder socialista António José Seguro, que também acabou por desmarcar a presença.

“Portugal, País de Jovens?”, outro dos painéis realizados nesta quinta-feira, às 15h20, será coordenado pelo dirigente do CDS-PP Adolfo Mesquita Nunes e contará com a participação dos colunistas do Jornal Económico João Gonçalves Pereira e Sofia Afonso Ferreira.

Para a manhã de sexta-feira ficam guardados os “pesos-pesados” da iniciativa do MEL. O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, abre os trabalhos às 9h10, Paulo Portas debate com o também ex-ministro dos Negócios Estrangeiros (no governo de António Guterres) Luís Amado – e com o social-democrata Luís Montenegro e o jornalista Henrique Monteiro – o tema “Novas Realidades Europeias e Mundiais”, às 11h00.

Para a sessão de encerramento foi convidada a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, após o que serão divulgadas as conclusões da conferência por Jorge Marrão e Paulo Carmona, dirigentes do MEL.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.