[weglot_switcher]

Menos 902 mil consultas hospitalares e 85 mil cirurgias até maio

Os hospitais fizeram até maio menos 902 mil consultas e menos 85 mil cirurgias relativamente ao período homólogo, revelou a ministra da Saúde, que esta quarta-feira está a ser ouvida na Assembleia da República.
1 Julho 2020, 10h09

No início da audição na Comissão Parlamentar de Saúde, Marta Temido lembrou que, das 902 mil consultas hospitalares a menos, 371 mil eram primeiras consultas e sublinhou a necessidade de recuperar a atividade assistencial suspensa pela pandemia da Covid-19.

A governante destacou também a necessidade de um reforço de esforços para “quebrar as cadeias de transmissão” na região de Lisboa e Vale do Tejo e analisar o que correu bem e melhorar o que correu mal e pode melhorar.

Enalteceu a boa resposta do Serviço Nacional de Saúde e dos profissionais de saúde, considerando-os “o melhor garante da satisfação das necessidades assistenciais dos portugueses”.

Sobre a Linha SNS24, Marta Temido lembrou que o tempo médio de espera é hoje de 28 segundos, depois de ter chegado a 25 minutos nos primeiros meses da pandemia.

Marta Temido lembrou ainda que a Covid-19 “não vai desaparecer até haver vacina ou tratamento” e que o sistema de saúde não pode responder isoladamente à pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.