[weglot_switcher]

Mercado de automóveis usados ainda abaixo dos níveis pré-pandemia

Ainda assim, assistiu-se a um crescimento acumulado de 11,5% nos primeiros oito meses do ano face ao período homólogo de 2020, quando a pandemia estava no seu auge.
15 Setembro 2021, 14h45

O mercado de automóveis usados observou uma quebra no registo de 11% no mês de julho face ao mesmo período de 2020 e de 17% em relação a 2017, apesar de ter recuperado em comparação ao mês anterior, revela um estudo do Standvirtual em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), divulgado esta quarta-feira

Face ao mercado de novos automóveis, assistiu-se a uma quebra de 31,8% em agosto em comparação a agosto de 2020. Ainda assim, assistiu-se a um crescimento acumulado de 11,5% nos primeiros oito meses do ano face ao período homólogo de 2020, quando a pandemia estava no seu auge.

Os dados mostram que a transferência de propriedade, entre janeiro e julho, verificou uma quebra global de 15%, comparativamente ao período homólogo de 2019. Em 2020 tinha-se verificado uma quebra de 16% em relação ao período pré-pandemia, assumindo-se assim uma ligeira melhoria.

Observou-se ainda uma subida geral do preço, de 3%, para o consumidor final no mês de agosto. Este aumento resulta da subida do preço para os próprios comerciantes, que verificaram um aumento de 16% de junho para julho.

Tem-se verificado uma diminuição de stock mais acentuada nos carros de baixo preço, com uma quebra de anúncios de carros até dez mil euros e entre os dez e os 20 mil euros. Assim, existem uma maior oferta de carros acima dos 20 mil euros devido à rápida diminuição de stock.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.