[weglot_switcher]

Mercado de livros recupera significativamente na Europa, diz GfK

O estudo baseia-se nas vendas de livros em lojas físicas nos primeiros nove meses de 2020, nos seguintes países: Bélgica (Flandres/Valónia), Brasil, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e Suíça.
20 Outubro 2020, 13h20

A venda de livros em Portugal recuperou “algum fôlego” depois de ter registado uma queda abrupta devido à pandemia provocada pela Covid-19. Os dados são da GfK que analisou as vendas em oito países na Europa e no Brasil nos primeiros nove meses deste ano.

O estudo baseia-se nas vendas de livros em lojas físicas nos primeiros nove meses de 2020, nos seguintes países: Bélgica (Flandres/Valónia), Brasil, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e Suíça.

França registou um recorde na queda dos livros, mas está agora em significativa recuperação. Espanha, Suíça, Bélgica (Valónia) e Portugal registaram aumentos durante as primeiras semanas de 2020, no entanto, durante as restrições provocadas pela Covid-19, as vendas colapsaram em mais de metade dos países, sendo que alguns não foram capazes de recuperar de imediato, mesmo na fase pós-confinamento, como é o caso da Valónia (-1%) e Portugal (-15,8%), diz a GfK.

Por outro lado, na Suíça, as receitas aumentaram consideravelmente nos últimos meses e as perdas globais chegam agora apenas a 2,9%. Também em Espanha e em Itália, as perdas nos primeiros nove meses diminuíram para 11% e 3,8%, respetivamente, “após terem sido mobilizados esforços no verão para se recuperar o terreno perdido”, acrescenta o comunicado da empresa que faz estudos de mercado.

Os mercados de livros na região da Flandres, na Holanda e na Bélgica, passaram pelo período de confinamento relativamente ilesos e, no final de setembro, chegaram mesmo a registar aumentos. O Brasil é atualmente o único país não-europeu na análise com uma descida de 37,6% provocada pelo confinamento e um atual aumento de 9%, com quedas globais de 6,1%.

Livros mais vendidos

No que diz respeito aos livros mais vendidos, o romance mais popular na Europa é atualmente The Enigma of Room 622, de Joël Dicker, que se classificou em primeiro em França e em Espanha, em segundo em Itália e Valónia e em terceiro em Portugal nas listas de livros mais vendidos desde o final do confinamento. Muito procurados são também autores de best-sellers como Lucinda Riley (The Seven Sisters), Stephenie Meyer (Midnight Sun), Elena Ferrante (The Lying Life of Adults) e Suzanne Collins (The Ballad of Songbirds and Snakes).

Além do segmento de ficção, vários livros de não-ficção têm sido muito populares, como por exemplo, Sapiens: A Brief History of Humankind, de Yuval Noah Harari, e Humankind: A Hopeful History, de Rutger Bregman, bem como livros de culinária / dieta como The Keto Cure de Pascale Naessen, guias de gestão pessoal como The Subtle Art of Not Giving a F * ck de Mark Manson e livros infantis como Wild Will de Ingrid e Dieter Schubert.

Os dados são da GfK.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.