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Mercadona abre para a semana 16ª loja em Portugal

A expansão do grupo retalhista em Portugal prossegue nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, estando previsto que até ao final deste ano o grupo atinja um total de 20 lojas no nosso país.
25 Agosto 2020, 13h53

A cadeia retalhista espanhola Mercadona vai abrir para a semana, no próximo dia 2 de setembro, a 16ª loja do grupo em Portugal, na Trofa.

A expansão da Mercadona em Portugal prossegue nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, estando previsto que até ao final deste ano o grupo atinja um total de 20 lojas no nosso país.

Desta forma, depois da inauguração do próximo supermercado, a Mercadona deverá ainda abrir ao público mais quatro supermercados em Portugal até ao final deste ano, embora os locais de implantação ainda não tenham sido divulgados.

No passado dia 18 de agosto, a empresa abriu um novo supermercado em Ermesinde, no município de Valongo.

“Esta obra, inserida na sua política de responsabilidade social empresarial, permitiu à Mercadona revitalizar o espaço da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá”. destaca um comunicado, acrescentando que “na recuperação deste espaço, destaca-se a manutenção da histórica fachada e da chaminé da fábrica e a criação de um jardim de utilização pública”.

Segundo o grupo retalhista espanhol, “esta loja gerou 60 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia, e conta com uma área de vendas de 1.900 metros quadrados e 130 lugares de estacionamento”.

“Este supermercado está instalado no espaço da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá, edifício de grande valor histórico para a cidade e para a sua população. A fábrica fechou portas em finais do século XX e desde então encontrava-se devoluta e num estado avançado de degradação. A Mercadona revitalizou o espaço dando-lhe uma nova vida, preservando a história da fábrica, para que passado e presente possam conviver no quotidiano da população”, explica o comunicado em questão.

De acordo com essa nota, “tendo em conta a importância da antiga Fábrica de Sá para os Ermesindenses, a Mercadona, como parte da sua política de responsabilidade social, preservou e recuperou a sua emblemática fachada, onde no interior instalou painéis alusivos à sua história da fábrica, e a chaminé localizada neste histórico edifício, contemplando ainda um jardim de utilização pública na área envolvente”.

Segundo o presidente da Câmara Municiapal de Valongo, José Manuel Ribeiro, presente na cerimónia de inauguração, “é com muita satisfação que o município de Valongo acolhe na cidade de Ermesinde a primeira loja da Mercadona no concelho, um importante investimento que se traduz na criação de novos postos de trabalho e na diversificação da oferta comercial para os consumidores”.

“De enaltecer também a preservação da memória da antiga Fábrica de Fiação de Sá, salvaguardando-se com muita dignidade o nosso património histórico industrial, através da preservação da chaminé e da fachada histórica, com uma solução que perpetua essa importante página da história da cidade de Ermesinde. Agradecemos a confiança demonstrada e aguardamos com expetativa mais investimento no concelho de Valongo”, prosseguiu o autarca.

Para Joana Ribeiro, diretora de Relações Externas Norte de Portugal da Mercadona, “o novo supermercado em Ermesinde, o primeiro no município de Valongo, representa para nós um projeto de que muito nos orgulhamos”.

“Com esta loja, conseguimos revitalizar uma área de Ermesinde que se encontrava degradada e que recupera agora a sua nobreza. Com a preservação da fachada e da chaminé da antiga Fábrica de Sá, preservamos também a memória que este espaço simboliza para os ermesindenses. A sua história pode também ser conhecida através dos painéis instalados no interior da fachada, enquanto disfruta do jardim disponível para os nossos vizinhos”, sublinhou Joana Ribeiro.

A nova loja da Mercadona em Ermesinde “caracteriza-se por ter corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos refrigerados, mural de sushi, uma charcutaria com presunto ibérico cortado e embalado no momento, uma ilha central na perfumaria para maquilhagem e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora”.

“Este ‘Modelo de Loja Eficiente da Mercadona’ procura também oferecer um excelente serviço para facilitar o ato de compra dos clientes através de corredores amplos de frutas e legumes, e dois modelos de carrinhos, ergonómicos e leves, que não precisam de moeda. Destaca-se também o ‘Pronto a Comer’, que em Portugal apresenta 41 opções de pratos recém-cozinhados que os clientes podem levar para casa ou comer na própria loja, numa zona de refeições exclusiva para o efeito”, adianta o referido documento.

A Mercadona assinalou no passado dia 2 de julho o primeiro aniversário da abertura do supermercado de Canidelo, Vila Nova de Gaia, o primeiro da cadeia em Portugal, três anos depois de ter anunciado a sua entrada no país.

“Com esta inauguração, à qual se somaram nove lojas, em 2019, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa tornou realidade o seu processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016 e que se consolidou durante estes quatro anos graças ao esforço de mais de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses, aos quais a empresa comprou 217 milhões de euros em 2019. Deste valor, 126 milhões de euros correspondem a fornecedores comerciais, sendo que 90% dos produtos comprados em Portugal são exportados para Espanha”, assinala o comunicado da Mercadona.

Os responsáveis do grupo retalhista espanhol revelam que “nos primeiros seis meses de operação, com dez lojas, a Mercadona obteve uma faturação total superior a 32 milhões de euros e contribuiu para a riqueza do país com o pagamento de 11 milhões de euros em impostos através da sua sociedade portuguesa, Irmãdona Supermercados S.A”.

“A empresa continuou o forte esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros entre 2016 e 2019”, destaca o comunicado da Mercadona.

 

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