[weglot_switcher]

Merkel negoceia orçamento suplementar de 100 mil milhões de euros para a Alemanha

De acordo com a Bloomberg, trata-se de um novo pacote de estímulos à economia alemã, cujo objetivo é salvaguardar o país da mais profunda contração económica desde a Segunda Guerra Mundial. Governo alemão também está a elaborar um programa conjuntural para relançar economia.
2 Junho 2020, 10h32

O governo da Alemanha está a negociar um segundo pacote de estímulos à economia germânica, depois da injeção de 750 mil milhões de euros, em março. Por isso, esta terça-feira, a chanceler Angela Merkel vai reunir-se com membros do governo da coligação CDU/CSU (do qual faz parte Merkel) e SPD, para acordar um plano económico suplementar que pode ascender aos 100 mil milhões de euros.

De acordo com a Bloomberg, trata-se de um segundo pacote de estímulos à economia alemã, cujo objetivo é salvaguardar o país de uma contração superior a 6% em 2020, a mais profunda desde a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o Der Spiegel, citado também pela Bloomberg, em 28 de maio, estes 100 mil milhões de euros configuram um um segundo orçamento suplementar para cobrir a quebra de receitas fiscais e para acompanhar o programa conjuntural que está a ser delineado pelo governo alemão. O referido orçamento suplementar está a ser preparado pelo ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz (SPD).

A elaboração do referido programa conjuntural foi anunciada pela chanceler Angela Merkel, na última semana, embora não tenham sido avançados pormenores do plano germânico.

O programa conjuntural será uma alavanca à”inovação e para a economia sustentável”, devendo ser discutido em conselho de ministros na quarta-feira, dia 3 de junho.

Tal como em Portugal, a Alemanha também retomou parte da vida pública e das atividades económicas. Mas, apesar do pacote de 750 mil milhões de euros, aprovado em março, de apoio às empresas e trabalhadores independentes, visando travar um aumento dos despedimentos, na Alemanha, os efeitos da pandemia da Covid-19 serão pesados para economia germânica.

As estimativas do governo liderado por Angela Merkel apontam para que a economia alemã registe uma contração de 6,3% em 2020.

A Comissão Europeia calcula que a economia da zona euro registe uma contração do PIB de 7,7%, recuperando apenas parcialmente em 2021 com um crescimento de 6,3%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.