[weglot_switcher]

Merkel volta a rejeitar ministro das Finanças comum para a zona euro

A chanceler alemã, Angela Merkel, reiterou o seu ceticismo sobre o plano do presidente francês Emmanuel Macron de adoção de um ministro das Finanças para a zona euro.
  • Axel Schmidt/Reuters
14 Agosto 2018, 18h39

“O euro não foi criado para ter um ministro das Finanças comum”, disse a chanceler alemã Angela Merkel esta terça-feira num fórum europeu, dando mais uma machadada na estratégia do presidente francês, Emmanuel Macron, da criação de um ministério e de um orçamento comuns.

Um Ministério das Finanças deve ter em primeiro lugar o seu próprio orçamento, que hoje não existe na zona euro, e os “mecanismos de controlo correspondentes”, que não podem ser assumidos pelo Parlamento Europeu, uma vez que nem todos os 28 países da União Europeia fazem parte do grupo da moeda única, recordou ainda a chanceler.

Merkel foi recetiva à possibilidade de, “sob as condições certas”, poder vir a existir no futuro um orçamento comum para a zona euro, mas insistiu que para isso deve “articular-se” com as “estruturas necessárias”, que também não existem.

O chanceler fez estas considerações no fórum, aberto à participação de cidadãos europeus, em que por uma hora e meia foi submetida a perguntas previamente selecionadas – como aconteceu durante a sua recente visita a Portugal.

Merkel disse, depois de repetidas perguntas sobre as dificuldades de harmonização das políticas comuns – em matérias como a imigração e a agricultura – que a construção de uma política europeia “é tarefa trabalhosa”, uma vez que envolve a busca de um consenso entre os interesses nacionais que podem ser “muito divergentes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.