[weglot_switcher]

Mesa Nacional do Bloco de Esquerda aprova chumbo do OE 2021

O órgão máximo do partido aponta que o PS “apoiou-se na direita para rejeitar todas” as 12 propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda, dando luz verde ao grupo parlamentar para chumbar o documento.
26 Novembro 2020, 09h07

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, o órgão máximo do partido, esteve reunido na quarta-feira à noite e confirmou o chumbo do Orçamento do Estado para 2021, conforme proposto pela Comissão Política.

Este órgão aponta que Portugal foi “um dos países da União Europeia que menos investiu em percentagem do PIB na resposta à crise pandémica e essa falta de resposta agrava-se com o Orçamento do Estado para 2021 proposto pelo Governo”.

Sublinhando que o Bloco de Esquerda “empenhou-se na negociação do OE 2021 durante vários meses”, mas que o “Governo manteve uma postura intransigente em matérias centrais”.

A Mesa Nacional aponta que o “Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou apenas 12 propostas de alteração ao Orçamento”, mas que o PS “apoiou-se na direita para rejeitar todas essas propostas, sem que em paralelo tivessem sido aprovadas outras propostas que garantam uma resposta robusta à crise”.

“Assim, a Mesa Nacional constata que o processo parlamentar não melhorou a proposta de Orçamento em termos que permitam ao Bloco a sua viabilização. Assim, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda manterá, na votação final global, o voto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2021”, pode-se ler na resolução.

Uma das principais medidas apresentadas pelo Bloco de Esquerda foi aprovada ontem à noite no Parlamento. A proposta do BE que impede a transferência de 476 milhões de euros do Fundo da Resolução para o Novo Banco teve os votos favoráveis do PSD, BE, PCP e PAN.

 

 

Bloco vai manter o voto contra no Orçamento do Estado

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.