[weglot_switcher]

Messi favorito a conquistar sexta Bola de Ouro, dois portugueses no top 10

Um estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia identificou o “perfil-tipo” do finalista vencedor do prémio Bola de Ouro, e concluiu que o jogador Lionel Messi é o atleta com maior probabilidade de ganhar a edição de 2019.
  • Leonel Messi
29 Novembro 2019, 19h40

Um estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia identificou o “perfil-tipo” do finalista vencedor do prémio Bola de Ouro, e concluiu que o jogador Lionel Messi é o atleta com maior probabilidade de ganhar a edição de 2019. Entre os portugueses Cristiano Ronaldo surge em quarto lugar num ranking que pela primeira vez contempla os portugueses Bernardo Silva, em oitavo lugar, e João Félix, entre os 30 primeiros.

O “perfil-tipo” do vencedor do Bola de Ouro identifica o número de golos marcados e a classificação obtida nas competições europeias como sendo decisivas para a atribuição deste prémio que distingue, anualmente, o melhor jogador de futebol do mundo.

O estudo teve como base a análise das últimas 14 edições do prémio que distingue o melhor futebolista do ano. Na análise do perfil do vencedor, o estudo do Observatório do Futebol concluiu que 64,3% dos vencedores da Bola de Ouro dos últimos 14 anos foram campeões europeus de clubes e que nos últimos cinco anos, os vencedores da Bola de Ouro pertenceram a equipas campeãs europeias.

Cristiano Ronaldo surge em quarto lugar deste ranking, depois de ter conquistado o campeonato italiano, contudo o jogador português só alcançou seis golos na Liga dos Campeões. Bernardo Silva também se destaca neste ranking, classificando-se em oitavo lugar, bem como o jogador João Félix, que, depois de ter protagonizado uma das transferências mais caras do futebol e de recentemente ter sido distinguido com o prémio Golden Boy 2019, surge pela primeira vez no top 30 dos melhores jogadores do mundo, em 29º lugar.

O estudo da Universidade Europeia, também destaca que 50% dos vencedores da Bola de Ouro dos últimos 14 anos foram campeões nacionais pelos seus clubes, embora a pior classificação de um Bola de Ouro na Liga, de acordo com este estudo, tenha sido obtida pelo brasileiro Káká, em 2007, quando jogava na liga italiana. Lionel Messi conquistou a liga em 80% das suas Bolas de Ouro e Cristiano Ronaldo conquistou a liga em 40% das suas Bolas de Ouro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.