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Metade dos portugueses rejeitam fazer compras na ‘Black Friday’

Em relação à Cibermonday, apenas 18% dos portugueses vão aproveitar o dia para realizar compras.
  • Andy Rain/EPA/Lusa
19 Novembro 2019, 11h00

Com a aproximação do Natal, muitos optam por fugir à azáfama de dezembro e começam as compras no mês anterior, aproveitando as promoções do ‘Black Friday’ e ‘Cybermonday’. Foi exatamente com o intuito de perceber a corrida às lojas nos dias de descontos antes da quadra festiva que o Observador Cetelem apresenta o novo estudo, com base na população portuguesa.

De acordo com os dados recolhidos pelo Observador Cetelem Natal 2019, os portugueses estão a planear gastar 168 euros na ‘Black Friday’ (sexta-feira negra) e 126 euros na ‘Cybermonday’ (descontos em compras online). Estes dois dias de promoções têm vindo a ganhar alguma relevância no panorama económico português, “com cada vez mais consumidores a considerarem que são uma boa oportunidade de antecipar e reduzir alguns gastos relativos às compras de Natal”.

Este ano, 36% dos inquiridos pelo Observador Cetelem revelaram que têm intenção de aproveitar as promoções da ‘Black Friday’, embora a intenção seja comprar para o momento e não para oferecer no Natal. Cerca de 20% dos inquiridos admite que vão aproveitar o dia para fazer compras para si ou outros, ainda que não estejam contempladas oferendas natalícias. Apenas 16% dos inquiridos revelam que vão antecipar compras para o Natal, menos 16 pontos percentuais que no ano passado.

“No que respeita aos gastos, os portugueses planeiam despender em média 168 euros nas ações de ‘Black Friday’, um crescimento de 15% e que representam, em média, mais 22 euros do que em igual período do ano passado”, revela o estudo. Por sua vez, os portugueses da região Sul são os que mais revelam intenção de antecipar as compras de natal neste dia (22%).

Com foco na segunda-feira após a ‘Black Friday’, ou a ‘Cibermonday’, apenas 18% dos portugueses vão aproveitar o dia para realizar compras, uma diminuição desde o ano passado, quando se verificou que 25% dos portugueses tinha intenções de aproveitar o dia.

No entanto, enquanto há portugueses que querem aproveitar as promoções da ‘Black Friday’ ou ‘Cybermonday’. Cerca de 50% dos inquiridos assumem que não vão aproveitar a sexta-feira, 29 de novembro, para compras, número que decresceu desde o ano passado, quando se situou em 55%. Este valor sobe para 57% dos portugueses que não querem realizar compras na ‘Cybermonday’, mostrando uma redução em relação ao ano passado, quando se situou em 65%.

O estudo vai ainda mais longe e revela que 22% dos inquiridos não sabem o que é a ‘Cibermonday’, enquanto 10% não sabe o que é a ‘Black Friday’.

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