[weglot_switcher]

Metade dos testes realizados no SNS à Covid-19 são efetuados na região de Lisboa e Vale do Tejo

Tendo em conta os testes efetuados no SNS, a região Norte tem uma taxa de testagem na ordem dos 28%, a região Centro apresenta uma taxa de 14%, enquanto Alentejo (com 4%) e Algarve (com 2%) apresentam os valores mais residuais no que respeita aos testes à Covid-19.
  • Miguel A. Lopes/Pool/Lusa
4 Junho 2020, 14h05

A região de Lisboa e Vale do Tejo tem um peso de 50% nos testes efetuados à Covid-19 no Serviço Nacional de Saúde, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales. Questionado sobre o peso dos testes por regiões do país e se apesar a região de Lisboa e Vale do Tejo apresentar uma maior preponderância no número de infetados diários, este governante garantiu que as outras regiões do país continuam a ser alvo de testes.

Assim, e tendo em conta os testes efetuados no SNS, a região Norte tem uma taxa de testagem na ordem dos 28%, a região Centro apresenta uma taxa de 14%, enquanto Alentejo (com 4%) e Algarve (com 2%) apresentam os valores mais residuais no que respeita aos testes à Covid-19.

“A região de Lisboa e Vale do Tejo apresenta uma situação epidemiológica mais ativa comparada com o resto do país e por isso estão a ser testadas as pessoas de acordo com a estratificação do risco. Estamos a acompanhar o resto do país, que está estável. Em termos de rastreios estamos focados neste momento nas empresas de Lisboa e na região de Lisboa e Vale do Tejo no sentido de minimizar as cadeias de transmissão”, complementou Graça Freitas.

Quanto aos concelhos desta região que estão a gerar mais preocupação quanto ao número de infetados, a responsável máxima da Direção-Geral de Saúde esclareceu que Loures, Lisboa, Almada, Seixal, Barreiro, Vila Franca de Xira e Sintra são os concelhos mais afetados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal conta com um total de 33.592 casos confirmados da Covid-19, mais 331 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde divulgado esta quinta-feira, 4 de junho. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.455, o que corresponde a mais oito mortes nas últimas 24 horas.

O boletim epidemiológico divulgado esta manhã indica que, até à data, foram registados 333.106 casos suspeitos e 1.741 pessoas ainda aguardam os resultados das análises laboratoriais da Covid-19. Atualmente existem 297.773 casos não confirmados após as análises, e 28.685 encontram-se sob vigilância das autoridades de saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.