[weglot_switcher]

Metro de Lisboa investe 2,6 milhões na acessibilidade em Entrecampos e Cidade Universitária

O contrato, com um prazo de execução de 180 dias contados à data da consignação, foi adjudicado ao grupo Domingos da Silva Teixeira/Efacec.
8 Junho 2021, 14h08

O Metropolitano de Lisboa fez um investimento de 2.557.629,48 milhões de euros para garantir a plena acessibilidade a pessoas de mobilidade reduzida nas estações de Entrecampos e Cidade Universitária, tendo adjudicou esta terça-feira a empreitada ao grupo Domingos da Silva Teixeira/Efacec.

O contrato – com um prazo de execução de 180 dias contados à data da consignação – prevê a “execução de intervenções para a garantia de acessibilidades a pessoas de mobilidade reduzida das estações Entrecampos e Cidade Universitária, da linha amarela do Metropolitano de Lisboa”.

Os trabalhos passarão por instalar um sistema de novos equipamentos mecânicos constituído por três elevadores por estação que servirão tanto cais como átrios das bilheteiras e eliminar as barreiras arquitetónicas, adaptar zonas de escadas pedonais a rampas acessíveis a cadeira de rodas e a adaptar de instalações sanitárias a pessoas de mobilidade reduzida.

Atualmente, das 56 estações da rede do Metropolitano de Lisboa, 40 possuem acessibilidade plena, o que corresponde a 71,4%.

“O Metropolitano de Lisboa prevê que até 2025 venha a ter 52 estações com acessibilidade plena. Este número não comtempla as novas estações que, entretanto, se venham a inaugurar no âmbito da ampliação da rede, cujas novas estações já abrirão ao público dotadas de todos os equipamentos necessários e meios de acessibilidade plena”, adianta a empresa.

O novo contrato surge no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, tendo em vista alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos” estabelecido no decreto-lei 163/2006, de 8 de agosto. Na cerimónia de assinatura estiveram presentes o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, e a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o Metropolitano de Lisboa teve o decréscimo mais acentuado no número de passageiros no primeiro trimestre de 2021 (-70,8%), cabendo-lhe o transporte de 11,7 milhões de passageiros, o equivalente a 57,5% do total (-10,5 pontos percentuais).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.