[weglot_switcher]

Mexia sobre a CESE: “Estando as condições preenchidas, nós mantemos a palavra”

O presidente executivo da EDP, António Mexia, disse hoje que a Contribuição Extraordinária Sobre a Energia (CESE) voltará a ser paga quando estiverem “reunidas as condições”
  • Cristina Bernardo
19 Outubro 2018, 16h56

Questionado sobre se a EDP já chegou a acordo com o governo para pagar a contribuição extraordinária sobre o sector energético (CESE), incluindo os valores extraordinários em atraso, desde 2017, o gestor explicou “as companhias são obrigadas a cumprir as obrigações fiduciárias”.

“Sobre a CESE sempre dissemos de forma clara: que tinha de ser um imposto transitório extraordinário e que tinha de ser afeto à redução do défice tarifário. Por isso, estando as condições preenchidas nós mantemos a palavra”, acrescentou Mexia à margem da assinatura do contrato de financiamento para o projeto Windfloat.

Questionado a esclarecer se as condições já se encontram preenchidas, o gestor respondeu que “o ministro já disse o que tinha a dizer e as condições são estabelecidas pelo Governo”.

A EDP – Energias de Portugal e Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram esta sexta-feira um contrato de financiamento para projeto Windfloat, parque eólico flutuante ao largo de Viana do Castelo. O projeto conta com um investimento de 125 milhões de euros para esta segunda fase.
O BEI contribui com 60 milhões de euros,o programa da UE NER300 avança com 29, 9 milhões de euros e o Fundo Português de Carbono com seis milhões de euros. O restante valor virá de outros acionistas.

“Nós estamos aqui hoje para celebrar o maior projeto a nível mundial de aproveitamento de energia eólica no mar. As energias renováveis são indispensáveis nesse futuro mais limpo. A EDP está na linha da frente”, afirmou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.