México não vai pagar “Grande Muralha” de Trump

Polémico muro que Donald Trump anunciou querer construir entre os EUA e o México continua a melindrar as relações entre os dois países.

Luis Videgaray, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros do México, disse que não pagará pelo muro que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prometeu construir na fronteira sul dos EUA para impedir a entrada de imigrantes ilegais.

“Não há como isso acontecer”, advertiu Videgaray, em entrevista à televisão mexicana, citado pela Bloomberg. O ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano recusou-se a aceitar a ideia de Trump, anunciada na sexta-feira, que o México recompensaria os Estados Unidos pela construção do muro. 

“Não existem circunstâncias, nem mesmo o melhor acordo comercial possível, os investimentos ou o apoio que justificaria dar um passo que violaria a dignidade dos mexicanos a tal ponto”, defendeu na mesma entrevista. 

Durante a campanha presidencial em junho de 2015, Trump acusou o México de enviar violadores e traficantes de drogas pela fronteira para os Estados Unidos. No final de agosto, o agora Ministro dos Negócios Estrangeiros teve um papel fundamental na visita do presidente americano eleito à Cidade do México – que teve efeitos negativos na popularidade do presidente Enrique Pena Nieto. 

Relacionadas

Marcha anti-Trump junta Scarlett Johansson, Cher e outras mulheres célebres

Várias mulheres famosas vão marchar no próximo dia 20 de janeiro em protesto contra a tomada de posse do presidente eleito Donald Trump.

Wall Street ‘flat’ na véspera do discurso de Trump

Principais índices norte-americanos negoceiam sem direção definida, com os investidores cautelosos um dia antes da intervenção de Donald Trump, e com a divulgação dos resultados da banca no final da semana.

Ameaças de Trump vergam fabricantes de automóveis

Toyota, Fiat Chrysler e Ford anunciam investimentos milionários nas suas fábricas norte-americanas após as pressões do Presidente eleito para reforçar a indústria local em detrimento da mexicana.

Quem paga a “Grande Muralha”? O México, garante Trump

Presidente eleito dos EUA reiterou promessa de campanha: o Governo mexicano irá avançar com os custos a finalização do muro de separação entre os dois países.
Recomendadas

Primeiro-ministro de Cabo Verde: “Não queremos criar modelo de turismo que aumente zonas de barracas”

Ulisses Correia e Silva disse que o governo cabo-verdiano está a investir 1,8 milhões de contos para dar qualidade e dignidade às zonas de barracas nas ilhas da Boavista e do Sal.

Mette Frederiksen é a cara do novo governo de coligação na Dinamarca

Partido Social-Democrata da Dinamarca anunciou ontem um acordo com três partidos do centro-esquerda para formar um governo minoritário, com um programa assente na ecologia e proteção social, mas também no controlo da imigração.

Nicolás Maduro promete ser ‘implacável’ com tentativa de golpe de Estado

“O que pode acontecer é uma revolução mais radical, uma revolução mais profunda”, disse o presidente da Venezuela.
Comentários