[weglot_switcher]

Michael Bloomberg: O homem que pode vir a ser o pior pesadelo de Donald Trump

Bloomberg e Trump têm muito em comum e muito que os diferencia. Mas talvez o que têm em comum – uma visão potencialmente instrumental da cena política, que gostam de enformar aos seus interesses próprios – seja aquilo que mais poderá tornar interessante uma possível disputa presidencial entre os dois. Para já, vários analistas consideram que Trump pode finalmente estar confrontado com alguém capaz de o vencer.
1 Dezembro 2019, 09h00

Em pinceladas grosseiras, as histórias de Michael Bloomberg (o mais recente candidato às primárias democratas com vista às presidenciais de 2020) e de Donald Trump (o republicano que vai tentar manter-se onde está) são estranhamente parecidas: ambos são oriundos de famílias de imigrantes (o primeiro de judeus da Rússia, o segundo de alemães); nenhum dos dois é “born rich”, como os norte-americanos costumam dizer; e ambos conseguiram tornar-se multimilionários (Bloomberg é imensamente mais rico que Trump, apesar de tudo), o que, para os nativos do país, parece ser uma das atividades consideradas mais sexy que alguém pode tomar.

“Last but not least”, tanto Bloomberg como Trump têm uma visão potencialmente instrumental da política, afirmando dela quererem servir-se não só para contrariar os carreiristas profissionais, como para ativarem no terreno os seus próprios planos. Como tal, conseguem ainda convergir noutro ponto: o populismo é coisa que não os impressiona por aí além e com que lidam com a facilidade dos predestinados.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.