[weglot_switcher]

Michel Platini detido em França por suspeitas de corrupção relacionada com escolha do Mundial de 2022

O antigo presidente da UEFA é suspeito de ter favorecido a candidatura do Qatar para organizar o Mundial 2022.
  • Antigo presidente da UFEA Michel Platini
18 Junho 2019, 09h55

O antigo presidente da UEFA Michel Platini, 63 anos, foi detido pela Polícia Judiciária francesa esta terça-feira, 18 de junho, em Nanterre, arredores de Paris, segundo noticiou em primeira mão o sítio “Mediapart”. Platini, que foi levado para as instalações da unidade de Anti-Corrupção da PJ (OCLCIFF) de França, foi detido por suspeitas de corrupção relacionadas com a atribuição da organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2022 ao Qatar.

Michel Platini era o presidente da UEFA em 2010, quando o Qatar foi escolhido para organizar o Mundial de 2022.

A escolha do Qatar para organizar o Mundial de 2022 esteve desde o seu anúncio envolta de uma grande polémica, visto que o país apresenta diversas carências económicas, sociais e políticas e, evidentemente, uma gritante falta de infraestruturas para a organização de um evento da dimensão de um campeonato do mundo de futebol.

O clima de intenso calor que se faz sentir nos meses de verão, época habitual em que se desenrola a prova da FIFA, gerou de imediato grandes preocupações levando a FIFA reagendar o Mundial para os meses do inverno. De acordo com o calendário da FIFA, o Mundial do Qatar realiza-se entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

Michel Platini chegou ao topo da hierarquia da UEFA em 2007, permanecendo como presidente do regulador máximo do futebol europeu até maio de 2016, depois de ter sido banido pelo Comité de Ética da FIFA em 2015. Platini foi suspenso de funções, na sequência do escândalo do pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011, por suposto trabalho de consultadoria, sem um contrato escrito, pedido por Joseph Blatter, à data presidente da FIFA.

Platini, assim como Blatter, foram suspensos pelo Comité de Ética da FIFA por oito anos de qualquer atividade relacionada com o futebol. As penas foram depois reduzidas para seis anos, pelo comité de recurso do organismo que tutela o futebol mundial, e depois para quatro anos, pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Os então homens-forte do dirigismo do futebol foram ainda multados pela FIFA: Blatter em 54 mil euros e Platini em 74 mil euros.

Antes da sua carreira de dirigente desportivo, Platini era conhecido no mundo do futebol por ter sido uma das maiores referências do futebol francês. Enquanto jogador, Michel Platini foi a principal figura da seleção francesa que conquistou o Campeonato da Europa de 1984. Ao serviço da equipa italiana Juventus, o francês conquistou a Liga dos Campeões de 1985. No seu palmarés, Platini conta ainda com a conquista de três Bolas de Ouro consecutivas (1983; 1984 e 1985), o prémio que designa o melhor jogador de futebol do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.