[weglot_switcher]

Mindelo: Concurso para construção do terminal de cruzeiros em Junho

O ministro do Turismo e Transportes e da Economia Marítima, José Gonçalves, anunciou esta quarta-feira, no Mindelo, que o concurso para o terminal de cruzeiros de São Vicente será lançado até finais do mês de Junho próximo. São cerca de 29 milhões de euros (3,19 milhões de contos) a serem disponibilizados pelo Fundo OPEC para o Desenvolvimento Internacional (OFID) para a materialização deste projecto.
3 Maio 2018, 14h11

O governante deu esta informação durante o seu discurso na abertura do encontro regional sobre o Direito do Mar, que reúne no Mindelo, hoje e quinta-feira, representantes de países da costa ocidental e central africana, para discutir procedimentos judiciais postos à disposição dos Estados para resolução de disputas internacionais relativas à aplicação da convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar.

O terminal de cruzeiros projectado para o Porto Grande de São Vicente terá dois berços de 400 e 350/300 metros, respectivamente, uma profundidade máxima de 11 metros, e será servido por uma gare marítima para passageiros, uma vila turística junto à marginal, que vai ter lojas, “free-shop”, restaurantes, bares, pequenos museus e souvenirs.

São cerca de 29 milhões de euros (3,19 milhões de contos) a serem disponibilizados pelo Fundo OPEC para o Desenvolvimento Internacional (OFID) para a materialização deste projecto, que segundo o Governo, vai colocar Cabo Verde na rota do turismo de cruzeiro.

O projecto Terminal de Cruzeiros do Mindelo terá um “impacto enorme” na economia de São Vicente e Santo Antão, assim como um efeito indutor na economia de Cabo Verde, pelo que o executivo considera a sua implementação uma “questão prioritária”.

A administração da Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) acredita que a construção do Terminal de Cruzeiros no Porto do Mindelo poderá fazer crescer em mais de 80 por cento (%) o número de escalas de navio de cruzeiros e passageiros em São Vicente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.