[weglot_switcher]

Migração da TDT na Madeira começa a 9 de dezembro

O regulador refere que tem uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h00 e as 22h00, para a qual poderão ser remetidas dúvidas e apoio na sintonia da televisão.
4 Dezembro 2020, 11h43

A migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) inicia-se a 9 de dezembro, na Madeira, e termina a 18 de dezembro, confirmou a Anacom. Processo arranca com a alteração do emissor do Pico da Cruz, na Ilha da Madeira.

O regulador diz ainda que mudam também de frequência os emissores do Funchal, Pico do Facho, Porto Santo, Ponta Delgada, Encumeada, Pico do Galo, Pedra Mole, Pico do Silva, Pico Arco de São Jorge e Pico Arco da Calheta.

“O processo, que visa libertar a faixa dos 700 MHz, necessária à implementação do 5G, deverá ficar concluído com a alteração do emissor do Pico Arco da Calheta, na Ilha da Madeira”, explica a Anacom.

É ainda dito pelo regulador que esta migração da TDT não abrange todas as pessoas. “Para informar a população impactada nesta fase, a ANACOM divulgou informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto entregue em casa de todas as pessoas, que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança”, sublinha.

A Anacom diz ainda que quando existir a mudança de frequência no emissor, “o ecrã da televisão ficará sem imagem (negro), mas apenas será necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos poderão continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora”.

O regulador sublinha que teve a preocupação de “assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a televisão ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores monocanal poderão ter de os substituir”.

A Anacom refere que tem uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h00 e as 22h00, para a qual poderão ser remetidas dúvidas e apoio na sintonia da televisão. “Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita”.

O regulador esclarece que só vai a casa de quem ligar para o 800 102 002 e se “na sequência desse contacto for feito o agendamento da visita. Se a pessoa nunca ligou para este número e aparecer alguém a bater-lhe à porta a dizer que é da ANACOM e que vai fazer a sintonia dos equipamentos, há que ter cuidado e não abrir a porta, porque não serão técnicos da ANACOM”.

Data de alteração dos emissores:

Data de Alteração Emissor
09-12-2020 Pico da Cruz
10-12-2020 Funchal
11-12-2020 Pico do Facho
14-12-2020 Porto Santo
Ponta Delgada
Encumeada
15-12-2020 Pico do Galo
Pedra Mole
16-12-2020 Pico do Silva
17-12-2020 Pico Arco de São Jorge
18-12-2020 Pico Arco da Calheta
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.