[weglot_switcher]

Miguel Albuquerque: “A Madeira é um espinho atravessado na garganta do primeiro-ministro”

O presidente do Governo Regional critica o Governo central por não resolver vários dossiers que estão a prejudicar a região, deixa duras críticas à gestão da TAP, e diz que as regionais é uma disputa entre uma candidatura de António Costa e a autonomia.
  • miguel albuquerque
7 Junho 2019, 10h57

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, lança duras críticas à atuação do Governo da República, deixa alguns recados à TAP, e diz que as regionais são para ganhar. E não faltam também comentários a Paulo Cafôfo, candidato do PS ao Executivo madeirense.

Albuquerque volta a critica o executivor, liderado por António Costa, por não resolver determinados dossiers, que acabam por prejudicar a região, como é o caso da revisão do subsídio de mobilidade aéreo, dos “juros agiotas” que a Madeira está a pagar do empréstimo, as dívidas dos serviços de saúde que não são pagas, e as promessas das esquadras de polícia que “não são concretizadas”, e ainda a TAP, segundo a entrevista do governante ao Jornal Económico (acesso pago).

“António Costa disse que tinha uma obsessão pela Madeira e a obsessão é conquistar o poder, não é? Sendo o PS o partido do regime, só falta conquistar a Madeira! Isso é uma espinha atravessada na garganta do atual primeiro-ministro e da direção do PS, e então entendeu que a melhor forma, ou uma das formas, era pressionar o Governo Regional através da não resolução destas questões pendentes que afetam a vida dos madeirenses e dos porto-santenses, portanto, acho que foi uma estratégia completamente errada”, disse Miguel Albuquerque.

Sobre a TAP, Albuquerque diz que é “um desastre completo”, critica a “falta de intervenção” do Estado, de modo a “adequar os preços praticados dentro de território nacional ao princípio da continuidade territorial”, um princípio que no entender do governante está a ser violado.

O motivo que Albuquerque encontra para o Estado não estar a ter um braço forte na TAP, tendo em conta que possui a maioria do capital, é porque se “está nas tintas” para a Madeira.

Na entrevista, Albuquerque, classifica Paulo Cafôfo, candidato do PS Madeira ao executivo madeirense, como ” o pior presidente da Câmara do Funchal de sempre e diz ser “politicamente um ‘bluff”. Mas o governante vai ainda mais longe. O líder do executivo madeirense diz que esta candidatura ao Governo Regional “é na verdade uma candidatura” de António Costa.

“O que a gente está aqui a disputar é o atual Primeiro-ministro de um lado e a autonomia do outro”, afirma.

“Não tenho nenhuma dúvida que nem sequer perderíamos, deixaríamos de a ter, porque esta candidatura é na verdade uma candidatura do António Costa”, reforça Albuquerque quando questionado se com Cafôfo se poderia perder a autonomia política.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.