[weglot_switcher]

Miguel Gouveia afirma que Cafôfo trouxe “primavera da cidadania” para o Funchal

Para o atual presidente da autarquia, Cafôfo libertou o Funchal da subserviência institucional tendo-se assumido como defensor intransigente das autonomias.
22 Agosto 2019, 09h17

Durante o dia da cidade do Funchal o presidente da Câmara municipal, Miguel Gouveia, afirmou que Paulo Cafôfo, anterior dirigente da autarquia, trouxe a primavera da cidadania para o município.

“Uma primavera que retirou a mordaça que calava os representantes da oposição, permitindo que, em dias como o de hoje, possamos celebrar, aqui, juntos, a liberdade de pensamento, a liberdade de expressão, o direito à diferença e tudo o que eles representam. Uma primavera da cidadania que mudou para sempre o Funchal”, declarou o autarca.

Miguel Silva Gouveia assumiu funções na Câmara do Funchal em junho, depois de Paulo Cafôfo ter renunciado para se candidatar à presidência do Governo Regional, nas eleições de 22 de setembro, pelo PS-Madeira.

Para o presidente, Paulo Cafôfo libertou “a capital da Madeira da subserviência institucional”, tendo-se assumido “como defensor intransigente das autonomias, sejam do poder local ou regionais e dos direitos dos funchalenses, ante a hostilidade natural dos que se julgam predestinados”.

Segundo o engenheiro eletrotécnico licenciado pelo Instituto Superior Técnico, o Funchal “nunca poderá aceitar ficar refém de um Governo Regional que pratique um centralismo de direitos”, vaticinando que Paulo Cafôfo, nas funções que o futuro lhe reserva, saberá “tratar os funchalenses como madeirenses de plenos direitos”.

“No Funchal, sabes [dirigindo-se a Paulo Cafôfo] que terás sempre a tua equipa porque esta será sempre a tua casa, não precisas esperar cinco anos para cá voltar, para o ano és convidado novamente”, disse.

Miguel Gouveia anunciou que, na primeira reunião de Câmara em setembro será aprovada a Área de Reabilitação Urbana (ARU) na Ribeira de João Gomes, que envolverá o antigo Matadouro do Funchal e a zona circundante.

O Contact Center da Câmara do Funchal com balcão virtual, um centro de controlo e telegestão inovador para as águas do Funchal e o Centro Integrado de Gestão Municipal de Acontecimentos foram outras novidades anunciadas.

O presidente da Assembleia Municipal, Mário Rodrigues, e a vice-presidente da Assembleia Regional, Fernanda Cardoso, participaram também na sessão solene.

Na ocasião, foram distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, o Comité de Geminação entre o Funchal e Saint Helier (capital da ilha de Jersey) e a Associação de Amigos do Funchal em Leichlingen, assim como funcionários da Câmara.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”895″ slug=”oe2019-municipios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/thumbnail?version=1545246555553&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.