[weglot_switcher]

Miguel Maya contesta rumores que alegam que BCP estaria a utilizar as linhas de crédito Covid para reduzir exposição de crédito dos clientes

Anúncio do CEO do Millennium bcp surge depois de a administração do BCP ter alegadamente ouvido “rumores” de que o banco estaria a utilizar estas linhas de crédito para reduzir exposições creditícias que os clientes já tinham com o banco, práticas que Miguel Maya qualifica de “inaceitáveis”.
1 Abril 2020, 16h29

O presidente executivo do Millennium bcp, Miguel Maya, salientou que o banco conhece “bem as prioridades” de ajudar a injetar liquidez na economia através das linhas de crédito de apoio às famílias e empresas criadas pelo Governo e pela instituição financeira.

O anúncio de Miguel Maya surge depois de a administração do BCP ter alegadamente ouvido “rumores” de que o banco estaria a utilizar estas linhas de crédito para reduzir exposições creditícias que os clientes já tinham com o banco, práticas que o CEO da instituição financeira qualifica de “inaceitáveis”. “O propósito das referidas linhas é exclusivamente o de conferirem liquidez às empresas para as apoiar neste período tão exigente”, salientou.

Numa curta nota enviada às redações, o banco diz que “tomou conhecimento de rumores que insinuam que o banco poderia estar a utilizar as linhas de crédito Covid para reduzir exposições creditícias que os seus clientes já tinham no banco”.

O presidente executivo do BCP explicou ainda que, devido à demora na operacionalização das garantias mútuas estabelecidas nestas linhas, o banco está a conceder, em determinadas situações, “adiantamentos intercalares aos clientes, logo após estes apresentarem o respetivo pedido de enquadramento, acelerando também dessa forma a disponibilização dos fundos”.

No caso de adiantamentos intercalares efetuados já no âmbito da solicitação dos clientes de acesso às linhas Covid – e apenas nessas circunstâncias -, o banco deduzirá ao montante da linha COVID que vier a ser concedido o adiantamento que foi disponibilizado”, disse Miguel Maya.

Refere ainda que o Millennium bcp – ciente do tempo que pode levar a operacionalizar as garantias mútuas estabelecidas nestas linhas – está inclusivamente a conceder, em determinadas situações, a

“O mais importante neste momento é fazer chegar rapidamente o dinheiro às empresas, para que a economia e o país não parem, podendo os clientes contar com profissionais do Millennium bcp qualificados e que conhecem bem as prioridades”, concluiu.

A primeira linha de crédito anunciada pelo Governo para fazer minimizar o impacto económico da Covid-19 apoiar as empresas foi a “Linha de Crédito Capitalizar 2018“, de 200 milhões de euros.

Mais tarde, o Governo anunciou novo pacote de estímulos à economia, no qual estava incluído uma linha de crédito no valor de três mil milhões de euros para apoiar as empresas durante a crise da pandemia do novo coronavírus.

Na semana passada, Miguel Maya foi ao programa da SIC Notícias, “Negócios da Semana”, onde anunciou um pacote de medidas para ajudar os clientes a fazer face à crise provocada pelo novo coronavírus no valor de 4,7 mil milhões de euros.

Linhas de crédito do Governo no valor de três mil milhões têm ‘spreads’ entre 1% e 1,5%

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.