[weglot_switcher]

Miguel Roballo eleito para a Comissão de Acompanhamento do Novo Banco

Desde a saída de Miguel Athayde Marques, há mais de um ano, que a comissão de acompanhamento estava a trabalhar apenas com dois elementos.
  • Cristina Bernardo
22 Outubro 2020, 18h05

Desde a saída de Miguel Athayde Marques, há mais de um ano, que a comissão de acompanhamento estava a trabalhar apenas com dois elementos, mas esta quinta-feira, a Assembleia Geral no Novo Banco, que elegeu os membros do Conselho Geral e de Supervisão para o quadriénio 2021-2024, aprovou ainda a nomeação de Miguel Roballo como vogal da Comissão de Acompanhamento para integrar o atual mandato (2017-2020). Até agora a comissão contava apenas com dois elementos, o presidente José Rodrigues de Jesus e o vice-presidente José Bracinha Vieira.

Trata-se da comissão de acompanhamento dos ativos tóxicos do Novo Banco, que tem de dar um parecer, ainda que não vinculativo à gestão dos ativos que estão cobertos pelo mecanismo de capitalização contingente do Fundo de Resolução.

Miguel Roballo é partner da Priscus Iberia e ex-membro da comissão executiva do Banco Popular Portugal.

O Novo Banco informou em comunicado sobre a nomeação de órgãos sociais em Assembleia Geral.

Os membros do Conselho Geral e de Supervisão para o quadriénio 2021-2024 são dez e estão escolhidos, mas ainda estão sujeitos à autorização das entidades reguladoras competentes.

Assim, Byron Haynes mantém-se presidente não executivo; Karl-Gerhard Eick é o vice-presidente. Já Donald Quintin; Kambiz Nourbakhsh; Mark Coker; Benjamin Dickgiesser; John Herbert; Robert A. Sherman; Carla Antunes da Silva e William Henry Newton são os outros membros do Conselho Geral e de Supervisão.

O Novo Banco destaca em comunicado que William Henry Newton, é ex-sócio da Deloitte Grupo FIG e tem 33 anos de experiência em risco de crédito, recuperação de empresas e gestão de carteiras.

A Assembleia Geral aprovou ainda a composição de outros órgãos sociais e estatutários para o quadriénio 2021-2024.

Para a mesa da Assembleia Geral elegeu Fernando Ferreira Pinto, como Presidente; Magdalena Ivanova Illeva, como Vice-presidente e Mário Nuno Adegas como Secretário.

Fernando Ferreira Pinto é sócio-fundador do escritório Ferreira Pinto & Associados e Vice-Reitor para as questões jurídicas da Universidade Católica Portuguesa.

O Revisor Oficial de Contas do Novo Banco é a Ernst & Young, Audit & Associados – SROC, representada por António Filipe Dias da Fonseca Brás, e por João Carlos Miguel Alves, como suplente.

Hoje houve também reunião do Conselho Geral de Supervisão para nomear os administradores executivos. António Ramalho mantém-se para o próximo mandato 2021-2024.

Notícia atualizada às 18h40

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.