[weglot_switcher]

Ministério da Agricultura assegura testes rápidos a trabalhadores do sector em todas as campanhas

“O Governo irá assegurar que os testes rápidos se realizam com o apoio da Cruz Vermelha. As empresas têm de se responsabilizar por criar as condições de realização destes mesmos testes, bem como de isolamento e de segurança aos trabalhadores, e não podemos esquecer que as autarquias têm aqui um papel muito importante”, assegurou hoje a titular da pasta, Maria do Céu Antunes.
9 Abril 2021, 18h55

O Governo vai assegurar testes rápidos em todas as campanhas do sector, tendo como objetivo abranger todos os trabalhadores.

A ministra da Agricultura, Maria da Céu Antunes; a ministra da Saúde, Marta Temido; e o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e coordenador no Alentejo das medidas de combate à Covid-19, Jorge Seguro Sanches, acompanharam, ao longo da manhã de hoje, dia 9 de abril, uma ação de testagem a trabalhadores agrícolas em São Teotónio, Odemira.

Neste contexto, a titular da pasta da Agricultura sublinhou “que o que está a acontecer nesta região será replicado noutras regiões do país, durante todas as campanhas, inclusive nas vindimas”.

“Portanto, só iremos terminar no final do ano. O Governo irá assegurar que os testes rápidos se realizam com o apoio da Cruz Vermelha. As empresas têm de se responsabilizar por criar as condições de realização destes mesmos testes, bem como de isolamento e de segurança aos trabalhadores, e não podemos esquecer que as autarquias têm aqui um papel muito importante. Aliás, a Câmara Municipal de Odemira comprova exatamente isso”, assegura Maria do Céu Antunes.

Em declarações à imprensa, a ministra da Agricultura evidenciou também o caráter fundamental da realização de testes em massa na prevenção de surtos e explicou, ainda, que “este território é dos mais complexos, daí ser tão importante a garantia da testagem e o acompanhamento dos fluxos dos trabalhadores, bem como as devidas condições de isolamento, mediante, claro está, o empenho das diversas áreas governativas, a corresponsabilização das empresas neste processo e o apoio das Câmaras Municipais”.

“Só assim será garantida a segurança dos trabalhadores, bem como a realização das colheitas”, defendeu a ministra da Agricultura.

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, no encontro com empresários, que ocorreu após a visita, Maria do Céu Antunes, assumindo como prioritária a proteção dos trabalhadores, lembrou os impactos decorrentes da não realização das colheitas devido a surtos e reforçou que este é um esforço coletivo: “o Governo está empenhado em garantir condições que viabilizem a realização de testes em massa e as empresas têm o dever de proporcionar condições para que estes testes sejam realizados e para que os seus trabalhadores estejam em segurança”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.