[weglot_switcher]

Ministério da Agricultura lança novo aviso para candidaturas ao Vitis no montante total de 50 milhões de euros

O Ministério da Agricultura lançou um novo aviso para os agricultures em território nacional se candidatarem ao programa VITIS, um pacote com uma dotação global de 50 milhões de euros. Esta nova tranche do Vitis vai valorizar as vinhas em modo de produção biológico, a agricultura familiar e as vinhas históricas. “A ministra da Agricultura, […]
2 Dezembro 2020, 20h18

O Ministério da Agricultura lançou um novo aviso para os agricultures em território nacional se candidatarem ao programa VITIS, um pacote com uma dotação global de 50 milhões de euros.

Esta nova tranche do Vitis vai valorizar as vinhas em modo de produção biológico, a agricultura familiar e as vinhas históricas.

“A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, procedeu a um conjunto de alterações à portaria que estabelece as normas de execução do seu regime e determinou a abertura de um novo aviso (campanha 2021-2022) no valor de 50 milhões de euros. Estas alterações visam dinamizar os investimentos no setor da viticultura e reforçar o regime de apoio à reestruturação e reconversão das vinhas (VITIS) como um dos instrumentos privilegiados de melhoria da competitividade do sector vitivinícola e da qualidade dos seus produtos”, revela um comunicado do Ministério da Agricultura.

Segundo esse documento, “através da portaria publicada hoje [dia 2 de dezembro], em Diário da República, entram nos critérios de prioridade as vinhas que se destinem a modo de produção biológico, os produtores detentores do estatuto da agricultura familiar, as vinhas históricas e os projetos de interesse nacional (PIN)”.

“Há ainda um conjunto de outras alterações que resultam de um trabalho em conjunto com o setor como a possibilidade de candidaturas agrupadas, apresentadas por cinco ou mais viticultores, e o aumento da ponderação para os beneficiários sem candidatura aprovada nos dois concursos anteriores”, aidanta o referido comunicado.

Para a ministra da Agricultura estas medidas de apoio ao investimento são essenciais: “Num tempo de grande incerteza, o setor do vinho tem dado provas de enorme resiliência e capacidade de adaptação”.

“Apesar de especialmente afetado pelo encerramento e constrangimentos do canal Horeca, o que levou à diminuição das vendas no mercado interno, tendo, no entanto, continuado a crescer nas exportações, com um aumento de 3,8% em volume e de 2,4% em valor. Queremos continuar a apostar no seu crescimento, na sua valorização e na nossa capacidade de inovar”, sublinha a titular da pasta da Agricultura.

A apresentação das candidaturas ao regime de apoio à reestruturação e reconversão da vinha (VITIS) deve fazer-se através da página eletrónica do IFAP – Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas, e o seu prazo decorre entre o dia 2 de dezembro de 2020 e as 17 horas do dia 15 de janeiro de 2021, de acordo com o aviso disponível em www.ivv.gov.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.