[weglot_switcher]

Ministério Público abre inquérito a confrontos no Bairro da Jamaica

Os acontecimentos deste fim de semana no Bairro da Jamaica deram origem a um inquérito. Ministério Público do Seixal investiga confrontos entre agentes da PSP e moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal, que resultou em vários feridos e na detenção de um cidadão angolano residente em Portugal. Angola já enviou protesto diplomático.
22 Janeiro 2019, 12h58

Foi aberto um inquérito judicial aos confrontos entre agentes da PSP e moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal, que resultou em vários feridos e na detenção de um cidadão angolano residente em Portugal, revela a Procuradoria Geral Distrital de Lisboa (PGDL). Acontecimentos deste fim de semana levaram já também o governo de Luanda a enviar um protesto diplomático ao executivo de António Costa.

“No âmbito desse processo serão investigados todos os factos que cheguem ao conhecimento do Ministério Público, incluindo os relacionados com a atuação policial”, avança a PGDL, em comunicado, acrescentando que “decorrem, neste momento, diligências de recolha de prova”.

Os confrontos motivaram uma queixa de racismo no Ministério Público, interposta pela associação SOS Racismo.

O cidadão angolano foi detido, tendo sido acusado de atirar uma pedra a um agente da PSP, que ficou ferido.  Segundo a PGDL, na sequência dos incidentes foi efetuada uma detenção, por resistência e coação sobre funcionário. Este detido foi sujeito a primeiro interrogatório não judicial, tendo ficado com termo de identidade e residência.

Hortêncio Coxi, entretanto já libertado, disse que não atirou pedras e que foi ele próprio agredido na esquadra por polícias.

Também a PSP já anunciou um inquérito ao que se passou este fim de semana no Bairro da Jamaica. E as versões dividem-se. A PSP diz que um seu carro e respetivos agentes foram recebidos à pedrada quando foram chamados a resolver uma resolver uma desavença entre moradores que ocorrera numa festa de aniversário.

Angola envia protesto diplomático

O governo de Luanda enviou um protesto diplomático ao executivo de António Costa, na sequência dos confrontos entre agentes da PSP e moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal, que resultou em vários feridos e na detenção de um cidadão angolano residente em Portugal.

A notícia do protesto diplomático foi  avançada pela Rádio Nacional de Angola (RNA), que revelou ainda que esta iniciativa foi motivada pelo vídeo amador, a circular nas redes sociais, que mostra os confrontos, e que já motivou uma queixa de racismo no Ministério Público.

Logo a seguir à divulgação do vídeo, a PSP anunciou um inquérito sobre os confrontos, assegurando que foi recebida com arremessas de pedras, após ter sido chamada devido a uma desavença entre moradores que ocorrera numa festa de aniversário. Já os habitantes do bairro garantem que os agentes iniciaram as agressões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.