[weglot_switcher]

Ministério Público abre inquérito às viagens de políticos à China a convite da Huawei

PGR confirmou ao Jornal Económico que o caso está a ser investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.
16 Agosto 2017, 18h00

O Ministério Público abriu um inquérito no âmbito das viagens à China pagas a políticos pela empresa Huawei, confirmou ao Jornal Económico fonte oficial da Procuradoria Geral da República (PGR).

Os elementos recolhidos pela Procuradoria-Geral da República foram enviados ao DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Lisboa para inquérito. Esse inquérito encontra-se investigação”, explica a PGR, depois de o Observador ter noticiado esta diligência processual.

O caso remonta a fevereiro de 2015. O jornal Observador noticiou em julho que políticos e titulares de cargos públicos viajaram para a China a convite da empresa Huawei, que arcou com os custos.

Entre os nomes identificados estão Sérgio Azevedo, atual deputado e vice-presidente da bancada do PSD, Ângelo Pereira, presidente do PSD/Oeiras, Luís Newton, presidente da junta de freguesia da Estrela, Paulo Vistas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Rodrigo Gonçalves, vice-presidente do PSD/Lisboa, e João Mota Lopes, um ex-diretor do Instituto de Informática da Segurança Social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.