[weglot_switcher]

Ministra da Justiça não fará parte do próximo Governo se PS vencer (com áudio)

Francisca Van Dunem é a governante que mais tempo ocupou este cargo. Ministra diz que estava previsto sair numa remodelação que esteve planeada para o verão.
  • Cristina Bernardo
19 Novembro 2021, 09h24

A ministra da Justiça não vai assumir o mesmo cargo no próximo Governo caso o Partido Socialista ganhe as eleições a 30 de janeiro, disse Francisca Van Dunem ao “Público”.

“Eu já estava neste Governo [apenas] até ao final da Presidência portuguesa da União Europeia [terminou em junho], era a combinação que tínhamos. Porque era suposto que houvesse uma remodelação a seguir” à presidência, afirmou a ministra.

Atualmente, Van Dunem é a governante há mais tempo no cargo, ocupando o cargo de ministra da Justiça há seis anos. “Acho que sou neste momento a pessoa que mais tempo esteve na pasta da Justiça. Temos de dar lugar a outras pessoas. E depois o meu lugar não é aqui, a minha profissão não é esta. Acho que tenho de ir para o meu lugar”.

Francisca Van Dunem é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que terminou em 1977. Em 1979 tornou-se magistrada do Ministério Público. A ministra da Justiça foi procuradora-geral distrital de Lisboa entre 2007 a 2015, ano em que foi convidada para integrar o Governo de António Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.