[weglot_switcher]

Ministra da Saúde diz que OE2020 comporta “maior reforço da dotação orçamental inicial da história”

A ministra da Saúde, Marta Temido, garante que a saúde é “a grande prioridade” da proposta orçamental apresentada pelo Governo, com a garantia de um reforço de recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
10 Janeiro 2020, 12h52

A ministra da Saúde, Marta Temido, considera que a proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020) comporta “o maior reforço da dotação orçamental inicial da história”. Marta Temido referiu-se à saúde como “a grande prioridade” da proposta orçamental apresentada pelo Governo, com a garantia de mais recursos e mais investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“A saúde constitui efetivamente a grande prioridade do Orçamento do Estado para 2020”, afirmou a ministra da Saúde, no último debate parlamentar sobre a proposta de OE 2020, sublinhando que o documento prevê “o maior reforço da dotação orçamental inicial da história” para a área da Saúde, com um aumento de 941 milhões face ao orçamento inicial de 2019.

Marta Temido recordou que a proposta do OE 2020 para a área da Saúde ascende a mais de 11 mil milhões de euros, o que se traduz num aumento de mais 10% face ao OE 2019.

“Este é um orçamento de continuidade do caminho que começámos a percorrer lá atrás, num momento em que Portugal é um país diferente. Num país em que havia mais taxas moderadoras para os utentes e mais horas de trabalho para os profissionais da saúde. Um caminho, ao longo do qual, o acréscimo orçamental acumulado em 2020 face a 2015 se situará em 240 milhões de euros”, afirmou.

A ministra disse ainda que “é o reflexo” das políticas orçamentais que o Governo tomou e das quais não se afasta” e elencou os três vértices que vão orientar a estratégia do Executivo socialista para a SNS: qualificação do acesso, motivação dos trabalhadores e investimento na rede.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.