[weglot_switcher]

Ministra do Trabalho: aumento das pensões em 2021 só em agosto

Segundo a ministra disse à Renascença, o aumento extraordinário deve entrar em vigor no próximo mês de agosto, sendo que as pensões até 657 euros vão receber um aumento de dez euros e as pensões de valor superior, mas que não tiveram aumento entre 2011 e 2015, vão receber mais seis euros.
  • Mário Cruz/Lusa
14 Outubro 2020, 08h53

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que o único aumento das pensões previsto no Orçamento do Estado para 2021 é o extraordinário, avança a “Rádio Renascença” após uma entrevista telefónica, uma vez que se encontra em isolamento profilático.

De acordo com a ministra, o aumento extraordinário deve entrar em vigor no próximo mês de agosto, sendo que as pensões até 657 euros vão receber um aumento de dez euros e as pensões de valor superior, mas que não tiveram aumento entre 2011 e 2015, vão receber mais seis euros.

“O que apresentamos é o aumento extraordinário das pensões até 1,5 IAS [indicador de apoios sociais, que está fixado em 438,81] a acontecer a partir de agosto. É o aumento extraordinário para as pensões mais baixas”, explicou Ana Mendes Godinho.

“Haverá um aumento de seis euros para as pensões que não tiveram atualização entre 2011 e 2015. Este aumento abrangerá cerca de um milhão de 900 mil pessoas e reflete esta preocupação de proteger os rendimentos de quem tem pensões mais baixas”, disse a ministra, acrescentando que o aumento normal em janeiro não vai acontecer devido à inflação.

“O que está previsto na proposta que apresentamos é haver apenas uma atualização extraordinária porque, de acordo com os valores que temos de previsão da inflação, a única atualização que está prevista é a extraordinária. A normal não acontece por via da inflação, porque temos uma previsão de inflação negativa”, adiantou à rádio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.