[weglot_switcher]

Ministro da Saúde anuncia reforço de 1,4 mil milhões de euros para pagar dívidas

Até 31 de dezembro 2017 haverá um reforço de 400 milhões de euros para os hospitais e serão transferidos mais 500 milhões para um aumento do capital social dos hospitais EP. No início de 2018, ocorrerá um novo aumento de capital social dos hospitais, também de 500 milhões de euros.
  • Tiago Petinga/Lusa
13 Novembro 2017, 12h21

O ministro da Saúde anunciou hoje que irão ser transferidos, até ao final do ano, 1,4 mil milhões de euros para a regularização das dívidas aos fornecedores do setor.

Adalberto Campos Fernandes falava nas comissões parlamentares de Saúde e Finanças no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado.

Segundo o ministro, com a transferência deste valor, dá-se início a um novo ciclo nas contas da Saúde, mais aproximado da estabilidade.

No terceiro trimestre deste ano, os pagamentos em atraso ascendiam a 2.072 milhões de euros.

A primeira verba deste montante será transferida até 31 de dezembro 2017 e através de um reforço de 400 milhões de euros para os hospitais. Até à mesma data, irá ocorrer um aumento do capital social dos hospitais EPE de 500 milhões de euros e, no início de 2018, ocorrerá um novo aumento de capital social dos hospitais, também de 500 milhões de euros.

Em comparação com o Orçamento do Estado para 2018, o orçamento do Serviço Nacional da Saúde (SNS) beneficiará de um aumento com origem nas transferências do Orçamento do Estado de 500 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.