[weglot_switcher]

Ministro das Finanças alemão propõe aumentar impostos sobre os mais ricos se vier a suceder a Merkel

Além de reforçar os impostos aos com maiores rendimentos, o atual ministro das Finanças promete investir em tecnologias mais limpas e expandir os programas sociais caso ganhe as eleições, no outuno.
  • Olaf Scholz, ministro das Finanças alemão
10 Maio 2021, 10h48

O ministro alemão das Finanças prometeu aumentar os impostos aos mais ricos investir em tecnologias mais limpas e expandir os programas sociais caso ganhe as eleições para suceder a Angela Merkel, no outono.

Num discurso proferido no domingo, durante uma reunião do partido social democrata, citada pela “Bloomberg”, Olaf Scholz afirmou: “Queremos ver uma tributação justa — uma tributação que seja melhor para os rendimentos baixos e médios, enquanto exigimos mais de milionários e bilionários para o financiamento de projetos públicos”.

Com quatro anos como vice-chanceler de Angela Merkel e uma passagem anterior como ministro do Trabalho, Scholz tem a maior experiência governamental do que qualquer candidato na corrida à liderança do país.

No domingo, os social-democratas nomearam formalmente Scholz para liderar a campanha do partido para as eleições alemãs, que irão decorrer a 26 de setembro. O atual ministro das Finanças apelou, assim, a uma “ampla aliança” para a mudança sob a sua liderança.

“Não podemos permitir-nos este atraso no progresso”, acrescentou ainda.

Os sociais-democratas estão atrás do bloco liderado pelos verdes e democratas-cristãos de Merkel em mais de 10 pontos percentuais nas últimas sondagens. O partido trabalhista, tradicionalmente uma das forças políticas mais fortes da Alemanha, não conseguiu avançar, mesmo com a queda dos conservadores após uma confusa luta pelo poder.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.