[weglot_switcher]

Ministro das Finanças britânico acredita que é possível fechar um acordo comercial com a UE em setembro

“Quanto ao Brexit, continuamos confiantes de que é possível fechar um acordo em setembro”, afirmou Sunak à Sky News, esta sexta-feira, citado pela Reuters.
  • Ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, ao lado do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson
7 Agosto 2020, 12h18

O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, acredita que o Reino Unido pode fechar um acordo comercial com Bruxelas já em setembro, no âmbito do processo de saída daquele Estado da União Europeia (UE), vulgo Brexit.

“Quanto ao Brexit, continuamos confiantes de que é possível fechar um acordo em setembro”, afirmou Sunak à Sky News, esta sexta-feira, citado pela Reuters.

Três anos e meio depois do referendo  ao Brexit, o Reino Unido saiu formalmente da UE no final de janeiro deste ano. Os britânicos atravessam agora um período de transição, que termina em 31 de dezembro, com o governo britânico e Bruxelas a aproveitarem o momento para fechar acordos em diversas áreas, para minimizar os efeitos do Brexit tanto para Bruxelas como para as empresas e cidadãos do Reino Unido.

Um acordo comercial pós-Brexit é o mais ambicionado por ambas as partes, mas as negociações têm-se arrastado sem progressos significativos. A última ronda de negociações entre os negociadores-chefes da UE e do Reino Unido, respetivamente Michel Barnier e David Frost, ocorreu no final de junho.

Desde então, em 23 de julho, Michel Barnier admitiu que seria “pouco provável” os dois blocos fecharem a um acordo comercial até ao final do ano. E também o Governo francês considerou, no mesmo mês, que um acordo comercial com o Reino Unido não poderia ser fechado “a qualquer preço”.

Na mesma altura, já os empresários alemães da Federação da Indústria Alemã (BDI) tinham alertado para o risco de um “desastre económico” para as empresas germânicas, se o propalado acordo comercial entre UE e Reino Unido não definir “regras claras” sobre o comércio de mercadorias entre os dois blocos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.