[weglot_switcher]

Ministro do Ambiente: “É o momento de preparar um choque de investimentos sustentáveis”

Celebra-se esta sexta-feira o Dia Mundial do Ambiente. O Governo garantiu, no parlamento, que a estratégia nacional está em linha com as prioridades de Bruxelas.
5 Junho 2020, 12h15

O Governo considera que o ambiente tem de estar no centro da recuperação económica e ser o catalisador dos investimentos.  Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, que celebra esta sexta-feira, o ministro do Ambiente e da Transição Energética referiu que Portugal continuará a dar prioridade às redes infraestruturas sustentáveis e à utilização eficiente de recursos.

“Este é o momento de transformar a crise em mudança e de preparar em Portugal um choque de investimentos públicos sustentáveis, que permitam dinamizar a economia de imediato”, afirmou João Pedro Matos Fernandes, no debate de urgência requerido pelo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda sobre «Justiça climática e saída para as crises».

“A recuperação económica terá, assim, de ser um catalisador de bem-estar social, da competitividade empresarial e da sustentabilidade ambiental. A nossa convicção é que a transição para uma economia verde e justa pode ser o motor da recuperação económica”, assegurou o governante aos deputados.

Recordando que plano de recuperação da União Europeia prevê um fundo de 750 mil milhões de euros e destacando o Plano Ecológico Europeu (Green Deal), que mobilizará na ordem dos 100 mil milhões de euros entre 2021 e 2027, o ministro português garantiu que a estratégia nacional está alinhada com as prioridades de Bruxelas.

“Também nós identificámos a aposta nas energias renováveis como uma oportunidade para estimular a recuperação económica de Portugal. Este verão avançamos com um novo leilão de capacidade solar. Continuamos a promover as comunidades de energia renovável e a produção descentralizada”, exemplificou. “Lançamos o desafio da produção de hidrogénio verde em Portugal, que será também o motor de atração de significativos investimentos privados e de geração de riqueza e de emprego qualificado”, acrescentou João Pedro Matos Fernandes na Assembleia da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.