[weglot_switcher]

Reino Unido: ministro do Brexit demite-se em divergência com plano de Theresa May

A demissão surge dois dias depois da primeira-ministra britânica, Theresa May, ter anunciado um plano para manter várias ligações à União Europeia (UE), após a saída do Reino Unido da UE, o que é visto como um obstáculo a novos acordos comerciais.
  • Stefan Wermuth / Reuters
9 Julho 2018, 10h11

O ministro britânico encarregue pelas negociações do Brexit, David Davis, apresentou esta segunda-feira a demissão, em divergência com a primeira-ministra, Theresa May. A demissão surge dois dias depois de Theresa May ter anunciado um plano para manter algumas ligações à União Europeia (UE), após a saída do Reino Unido da UE.

David Davis já tinha ameaçado deixar o cargo várias vezes, por discordar com as políticas seguidas por Theresa May. Os eurocéticos consideram que os planos da primeira-ministra britânica em manter ligações à UE, após a concretização do Brexit, limitam a capacidade do Reino Unido de avançar com novos acordos comerciais.

“A melhor pessoa para fazer isso é alguém que realmente acredita nisso, não eu”, afirmou David Davis.

A renúncia é um golpe duro para Theresa May, que tem procurado conquistar os votos favoráveis dos eurocéticos na sua proposta de saída do Reino Unido da UE. O Reino Unido deve deixar a UE em 29 de março de 2019, após um referendo realizado em 2016, mas ambas as partes ainda não chegaram ainda a acordo sobre o comércio entre o Reino Unido e a UE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.