[weglot_switcher]

Missas suspensas a partir de sábado, anuncia Conferência Episcopal

Também as catequeses e “outras atividades pastorais que impliquem contacto” estão também canceladas “até novas orientações”. No caso dos arquipélagos da Madeira e dos Açores serão dadas “orientações próprias” pelas dioceses locais.
21 Janeiro 2021, 13h24

A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou, esta quinta-feira, que as missas ficarão suspensas a partir deste sábado, 23 de janeiro. decisão foi tomada por causa do agravamento da situação epidemiológica da Covid-19 no país, que regista cada vez mais casos de infeção, mortes diárias e internamentos. As missas eram uma das exceções previstas no novo confinamento decretado pelo Governo.

“Embora lamentando fazê-lo, a Conferência Episcopal Portuguesa determina a suspensão da celebração ‘pública’ da Eucaristia a partir de 23 de Janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações”, refere um comunicado da CEP.

Tal como as missas, também a catequese e “outras atividades pastorais que impliquem contacto” estão também canceladas “até novas orientações”.

Para já estas medidas aplicam-se apenas em Portugal Continental. A CEP informa que “as Dioceses das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira darão orientações próprias”, sem avançar com detalhes quanto à data para o efeito.

Os bispos sublinham que é “um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

Em alternativa, serão apresentadas celebrações transmitidas em direto ou por via digital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.