[weglot_switcher]

Monte do Pasto e Innoliva firmam projeto de 15 milhões

Os investimentos a realizar pela Innoliva e o Fundo de Investimento Cibus, deverão criar capacidades produtivas que contribuam para a afirmação internacional do interior alentejano enquanto região exportadora de produtos premium.
3 Novembro 2020, 07h10

O Monte do Pasto acaba de firmar um acordo de parceria com a Innoliva com vista ao desenvolvimento de um projeto agrícola regional sustentável de olival e frutos secos, uma parte do qual deverá consistir em cultura orgânica/biológica. O projeto agrícola a desenvolver deverá mobilizar investimentos superiores a 15 milhões de euros e constituir-se “como fator de dinamização económica e social sustentável da região Cuba/Alvito, com forte impacto social tanto em criação de emprego como na geração de valor acrescentado regional”, revela a empresa em comunicado.

Os investimentos a realizar pela Innoliva e o Fundo de Investimento Cibus, deverão criar capacidades produtivas que, pela sua dimensão, características ambientais, tecnologia envolvida e qualidade certificada contribuam para a afirmação internacional do interior alentejano enquanto região exportadora de produtos premium.

A vocação exportadora deste projeto agrícola irá reforçar o potencial comercial de outras produções alentejanas, designadamente possibilitando a criação de uma marca com certificação de origem possibilitando a melhoria de margens para os produtores do Alentejo.

Nesta estratégia de revalorização da origem alentejana das produções como garantia de qualidade e sustentabilidade e consequente reposicionamento de valor para o consumidor final, inscreve-se o lançamento pelo Monte do Pasto, ainda este ano, da marca premium de carne bovina True Born, em Macau e, posteriormente, em Hong Kong.

A parceria entre o Monte do Pasto, a Innoliva e o Fundo de Investimento Cibus inscreve-se na estratégia de valorização dos recursos próprios e regionais que o Monte do Pasto está a desenvolver, no quadro da sua integração na Plataforma Focus, uma iniciativa do seu acionista CESL Ásia que visa criar novas oportunidades comerciais para os produtos agrícolas portugueses de qualidade comprovada nos atrativos mercados asiáticos. A CESL Ásia adquiriu o Grupo Monte do Pasto ao Novo Banco há cerca de um ano e “compromete-se em desenvolver a cooperação social e económica entre Portugal, China, Macau e PALOP”, dizia na altura um comunicado da instituição chinesas. O valor do negócio poderá rer chegado aos 37,5 milhões de euros.

O acordo agora assinado permite agregar capacidades financeiras e know how de significado muito relevante para a região alentejana, combinando recursos de grande valor estratégico, designadamente terra, experiência em agricultura sustentável, organização comercial e acesso a mercados relevantes.

O Grupo Monte do Pasto é líder ibérico na criação de gado bovino ao ar livre e tem sede, instalações pecuárias e 3.700 hectares de pastagens nos concelhos de Cuba e Alvito, distrito de Beja. Com 35 anos de experiência em pecuária e agricultura sustentável, desenvolve um sistema de gestão moderno que incorpora as melhores práticas de bem-estar animal, proteção ativa do ecossistema natural e investimento social, apoiando a criação de empregos qualificados para jovens na região.

No âmbito da sua integração no CESL Asia, grupo empresarial de referência em Macau, tem participado no desenvolvimento de uma plataforma Portugal-Macau que permita o lançamento de novas atividades e produtos sustentáveis, com o objetivo de contribuir significativamente para o desenvolvimento da região do Alentejo e da economia portuguesa e macaense.

A Innoliva, uma companhia do Fundo de Investimento Cibus, foi fundada em 2005 e tem propriedades em Espanha (Badajoz e Córdoba) e Portugal (região do Alentejo) que totalizam cerca de 8.000 hectares e um lagar de última geração localizado em Alvalade (região do Alentejo).

A Innoliva tem uma equipa de colaboradores composta por 110 profissionais e está em processo de expansão agrícola, já que se posicionou como um dos maiores produtores de azeite virgem extra e azeite virgem extraorgânico do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.