[weglot_switcher]

Montenegro prepara-se para disputar a liderança do PSD

O jornal “Expresso” revela que já foram obtidas as assinaturas suficientes para obrigar à convocação de um Conselho Nacional extraordinário visando a destituição de Rio. E que Montenegro vai anunciar que está disponível para se candidatar à liderança.
10 Janeiro 2019, 13h04

As movimentações na oposição interna à liderança de Rui Rio intensificaram-se esta semana e Luís Montenegro deverá mesmo avançar com uma candidatura à presidência do PSD. Ou pelo menos anunciar que está disponível para assumir essa alternativa a Rio, ao mesmo tempo que um grupo de vários dirigentes distritais do partido já recolheu as assinaturas necessárias para a convocação de um Conselho Nacional extraordinário, visando a destituição de Rio, ainda antes das eleições europeias de maio de 2019.

“Luís Montenegro está a ultimar o anúncio de que está disponível para ser já candidato à liderança. O ex-líder parlamentar anunciou na quarta-feira que ‘em breve’ fará uma declaração sobre o estado e o futuro do partido, e será nessa declaração que se manifestará disponível para assumir uma alternativa a Rui Rio”, noticia o jornal “Expresso”.

De acordo com o mesmo jornal, um movimento de críticos de Rio, incluindo vários dirigentes distritais do PSD, obteve entretanto “as assinaturas suficientes para obrigar à convocação de um Conselho Nacional extraordinário com vista à destituição do atual líder. O mínimo necessário para desencadear este mecanismo seriam 33 assinaturas, e esse número já foi alcançado, apurou o ‘Expresso’ junto de um dos promotores”.

Em fevereiro de 2018, quando anunciou que iria renunciar ao mandato de deputado à Assembleia da República em abril do mesmo ano, Montenegro admitiu poder vir a candidatar-se à liderança do PSD no futuro. “Desta vez decidi não, se algum dia entender dizer sim, já sabem que não vou pedir licença a ninguém”, avisou na altura.

Rio tinha acabado de conquistar a liderança do partido e Montenegro iniciava assim o que aparentava ser uma “travessia no deserto”, ao nível da atividade política. No entanto, o ex-líder da bancada parlamentar do PSD não deixou de intervir no espaço público, nomeadamente em jornais e programas de comentário político na televisão. E nunca escondeu a discordância relativamente à estratégia política de Rio.

O cenário mais previsível seria Montenegro disputar a liderança do PSD após as eleições legislativas de outubro de 2019, permitindo a Rio concorrer a essas eleições e mostrar o que vale. Contudo, a oposição interna a Rio não esmoreceu e, no início de um ano com três eleições (europeias, regionais e legislativas), Montenegro terá decidido avançar já contra Rio. A sua intervenção na convenção do Movimento Europa e Liberdade, em Lisboa, nesta sexta-feira, poderá ser o ponto de partida para essa batalha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.