Montepio Acredita Portugal anuncia os 21 finalistas

A final do concurso de empreendedorismo está marcada para o dia 30 de maio.

Ler mais

Já estão escolhidos os 21 finalistas da 8.ª edição do Montepio Acredita Portugal, nas sete categorias a concurso: Empreendedorismo Social, Prémio K.Tech, Prémio Brisa Mobilidade 2018, Educação, Novos Produtos, Plataformas Web e Novas Tecnologias.

Estes projetos finalistas foram selecionados na sessão de pitch que decorreu na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa. A avaliação de cada categoria foi realizada por um painel de jurados especializado, e que tinha como fim último identificar os três melhores projetos em cada área.

Os 21 finalistas das sete categorias são:

Empreendedorismo Social
– Dress a Girl Around the World Portugal: Projeto que promove a socialização e o sentimento de utilidade da população sénior residente em Portugal, através de encontros de costura inter geracionais, em que são feitos vestidos para meninas de países carenciados, levando dignidade e esperança às crianças.
– MyPolis: Uma plataforma mobile para conectar políticos e cidadãos. As principais funcionalidades são a capacidade de referendar propostas políticas, mensagens entre cidadãos e políticos e a criação de um perfil de cidadania. Pretende ser um Tinder de ideias para estimular a participação cívica.
– GiveToU: App que interliga voluntários, organizações sociais e Empresas. Os voluntários podem contribuir de três formas:  diretamente na instituição, através de doações e  transformando o seu tempo em dinheiro para as organizações sociais através de resposta a questionários, trabalhos pontuais remunerados, etc.

Educação
– Explica-me: Plataforma rápida e de utilização intuitiva que estabelece o contacto entre pais e alunos que procuram um explicador e, por outro lado, explicadores e centros de explicação que pretendem dar a conhecer os seus serviços.
– Education Zone: Empresa dedicada ao desenvolvimento de novos produtos/conteúdos (objetos+apps+formatos web) e atividades na área da educação que sejam transversais a várias áreas do conhecimento, a vários escalões etários e também para crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
– City Check: Jogos interativos com base na localização, que fornecem conteúdo pedagógico e informativo sobre o local que as famílias estão a visitar.

Novos Produtos
– Be Healthy – Sal Verde: Produção controlada e a comercialização de Salicórnia fresca, ou Sal Verde, o ano inteiro, dado ser um processo industrializável que carece de um tipo de produção de planta desinfetada em condições controladas (temperatura e luminosidade) e otimização de nutrientes, possibilitando um maior acesso.
– UPA Kids: Mobiliário evolutivo e sustentável que cresce com as crianças.
– Plant@Home: Uma estufa automatizada para plantação de vegetais e ervas aromáticas em casa. Permite a definição de condições atmosféricas de forma remota, com sistema de alertas. Trata-se de uma solução modular.

Plataformas Web
– SpinDots: Rede Social especializada em que o consumidor usufrui de promoções e premiações personalizadas. Se não estiver comprador no momento, pode trocá-las ou oferecê-las através da sua Rede de Amigos na Plataforma. Esta cria uma nova dinâmica para a loja gerando mais vendas e recrutando mais consumidores.
– Keep Warranty: Aplicação móvel que permite organizar e guardar garantias e faturas, notificando quando estão prestes a expirar. Para além disso, permite que tenha acesso constante às suas faturas.
– Social Grid: Plataforma que junta marcas a influenciadores digitais: a marca cria uma campanha (FREE) e recebe dezenas de conteúdos produzidos pelos influenciadores. Depois só tem de aprovar os que realmente gosta e o influenciador publica nas suas redes sociais.

Novas Tecnologias
– vmotoR Xperience: Experiências de simulação de condução automóvel para formação de condução em estrada ou para a área desportiva motorizada, fazendo uso de um chassis real de um modelo automóvel, integrado com robótica de movimento, sistema de imagem de 200º de visualização, proporcionando uma experiência única.
– Link My Place:  Solução IoT que junta sensores, dispositivos e smartphones possibilitando a fácil criação de processos revolucionários e experiências fantásticas em uma app para smartphones.
– Vr Neuro Pain: Um sistema tecnológico inovador que combina realidade virtual com uma luva inteligente com biossensores e cujo objetivo é a reabilitação de pacientes com dor neuropática.

Prémio Brisa Mobilidade 2018

– Huubster: Avaliação e certificação de automóveis usados pré-compra para garantir compras mais informadas e, melhores. Para além disso, ajuda na procura de descontos pós-compra do automóvel.
– Famility – Pretende reduzir o tráfego e os efeitos da logística escolar nas cidades através de uma plataforma que interliga as famílias, as escolas e as transportadoras de crianças, simplificando a gestão da mobilidade familiar, otimizando os recursos de transporte e os processos logísticos.
– BGN – Bus Global Network: Plataforma global de gestão de reservas de autocarros.

Prémio K.Tech:
– iClimate Adviser: tem por objetivo a criação de Weather Business Analytics de forma a permitir um salto qualitativo no uso de informação climatérica adaptada ao negócio.
– Elephai: Solução integrada, baseada em três produtos, que permite melhorar a qualidade de vida para os pacientes com doenças neurodegenerativas e seus familiares, mas também tornar a gestão dos centros hospitalares de prestação de cuidados a estes pacientes mais eficiente.
– Crane Syst: Digitalização da indústria da construção.

Todos os finalistas passarão agora por um período de pré-aceleração de cinco semanas, ao longo das quais as equipas reúnem com diversas entidades com o objetivo de adquirir competências para o desenvolvimento e implementação dos respetivos projetos. Entre estas entidades estão a Iventa International, responsável por questões de proteção da propriedade intelectual, e a Blended Training Systems, responsável por técnicas de negociação.

No Demo Day os candidatos terão oportunidade de ligar-se diretamente a investidores.
No total, o concurso Montepio Acredita Portugal recebeu 11 477 candidaturas. O maior número de projetos submetidos está relacionado com o empreendedorismo social (2.050 candidaturas), seguido do comércio (898), restauração (645) e indústria (635).

Recomendadas

Startup Wegho vai contratar em Lisboa e no Porto

A startup, lançada apenas há um ano, conta com 20 colaboradores na rede de serviços e para cima de 3000 utilizadores registados.

Nors abre concurso internacional para startups com 10 mil euros de prémio

As inscrições para o concurso internacional de startups, promovido pelo grupo Nors Digital Disruptos, já está aberto. As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 3 de oububro. A startup vencedora ganhará um prémio de 10 mil euros e ainda um ano de incubação.

TecMinho abre candidaturas para Laboratório de Ideias de Negócio

O programa de aceleração de ideias de negócio destina-se a todos os alunos, diplomados, docentes e investigadores do ensino superior. O período de candidaturas termina a 20 de outubro.
Comentários